Envelhecimento Ativo
4
2014-2015
02018172
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Nenhuns
Métodos de Ensino
Método expositivo e trabalhos de grupos nas aulas.
Resultados de Aprendizagem
– Reflectir sobre a pertinência actual do estudo do envelhecimento activo.
– Reconhecer a complexidade e transdisciplinariedade do estudo do envelhecimento activo.
– Compreender as tendências de investigação no domínio.
– Desenvolver uma reflexão crítica sobre os mitos relacionados com o envelhecimento.
- Compreender e adquirir as aptidões comunicacionais básicas para fazer intervenção nesta área
– Adquirir uma visão do desenvolvimento coextensiva à duração da vida.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Enquadramento conceptual:
1.1. Definição e caracterização do conceito de envelhecimento ativo.
1.2. Análise comparativa com os conceitos de:: Qualidade de vida; Bem estar ; Envelhecimento bem-sucedido
2. Como remover as barreiras ao envelhecimento ativo
2.1. Mitos, preconceitos, formas implícitas e explícitas de discriminação.
2.2. Arquitetura e qualidade de vida.
2.3. Identidade e personalidade na idade adulta:
2.4. O conceito de sabedoria, transcendência e de moralidade no adulto: implicações para a intervenção.
3. Desenvolvimento pessoal
3.1. Introdução ao conceito de desenvolvimento pessoal e de intervenção, optimização e ativação das potencialidades
4. Intervenções psicossociais em populações idosas
4.1. Bem-estar e avaliação de necessidades psicossociais
4.2. Intervenção psicossocial com pessoas idosas e com as pessoas que as rodeiam
4.3. Programas de intervenção
Docente(s) responsável(eis)
Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima
Métodos de Avaliação
Avaliação
trabalhos em grupo (50%) + teste escrito individual (50%). Está também prevista avaliação através de exame final: 100.0%
Bibliografia
Corey, G. (1999). Theory and practice of counseling and psychotherapy, 5th ed. Pacific Grove, C A: Brooks/Cole.
Egan, G. (1998). The skilled helper. California. Brooks/Cole Publishing Company.
Gazda, G., & Pistole, C. (1985). Life skills training: A model. Counseling and Human Development, 19, 1-7.
Kasl-Godley, J., & Gatz, M. (2000). Psychosocial intervention for individuals with dementia: An intergration of theory, therapy, and a clinical understanding of dementia. Clinical Psychology Review
Marchand, H. (2001). Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. Coimbra: Quarteto.
Paúl, C. & Ribeiro, O. (editores) (2012). Envelhecimento ativo. Lidel. Porto
Paúl, C. & Ribeiro, O. (editores) (2012). Manual de Gerontologia. Lidel. Porto
Simões, A. (2006). A nova velhice: Um novo público a educar. Porto: Ambar (caps. 1 e 2).
Vandenplas-Holper, C. (2000). Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice: Maturidade e sabedoria. Porto: Edições ASA