Envelhecimento Ativo

Ano
4
Ano lectivo
2014-2015
Código
02018172
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhuns

Métodos de Ensino

Método expositivo e trabalhos de grupos nas aulas.

Resultados de Aprendizagem

– Reflectir sobre a pertinência actual do estudo do envelhecimento activo.

– Reconhecer a complexidade e transdisciplinariedade do estudo do envelhecimento activo.

– Compreender as tendências de investigação no domínio.

– Desenvolver uma reflexão crítica sobre os mitos relacionados com o envelhecimento.

- Compreender e adquirir as aptidões comunicacionais básicas para fazer intervenção nesta área

– Adquirir uma visão do desenvolvimento coextensiva à duração da vida.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Enquadramento conceptual:

1.1. Definição e caracterização do conceito de envelhecimento ativo.

1.2. Análise comparativa com os conceitos de:: Qualidade de vida; Bem estar ; Envelhecimento bem-sucedido

2. Como remover as barreiras ao envelhecimento ativo

2.1. Mitos, preconceitos, formas implícitas e explícitas de discriminação.

2.2. Arquitetura e qualidade de vida.

2.3. Identidade e personalidade na idade adulta:

2.4. O conceito de sabedoria, transcendência e de moralidade no adulto: implicações para a intervenção.

3. Desenvolvimento pessoal

3.1. Introdução ao conceito de desenvolvimento pessoal e de intervenção, optimização e ativação das potencialidades

4. Intervenções psicossociais em populações idosas

4.1. Bem-estar e avaliação de necessidades psicossociais

4.2. Intervenção psicossocial com pessoas idosas e com as pessoas que as rodeiam

4.3. Programas de intervenção

Docente(s) responsável(eis)

Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima

Métodos de Avaliação

Avaliação
trabalhos em grupo (50%) + teste escrito individual (50%). Está também prevista avaliação através de exame final: 100.0%

Bibliografia

 Corey, G. (1999). Theory and practice of counseling and psychotherapy, 5th ed. Pacific Grove, C A: Brooks/Cole.

Egan, G. (1998). The skilled helper. California. Brooks/Cole Publishing Company.

Gazda, G., & Pistole, C. (1985). Life skills training: A model. Counseling and Human Development, 19, 1-7.

Kasl-Godley, J., & Gatz, M. (2000). Psychosocial intervention for individuals with dementia: An intergration of theory, therapy, and a clinical understanding of dementia. Clinical Psychology Review

Marchand, H. (2001). Temas de desenvolvimento psicológico do adulto e do idoso. Coimbra: Quarteto.

Paúl, C. & Ribeiro, O. (editores) (2012). Envelhecimento ativo. Lidel. Porto

Paúl, C. & Ribeiro, O. (editores) (2012). Manual de Gerontologia. Lidel. Porto

Simões, A. (2006). A nova velhice: Um novo público a educar. Porto: Ambar (caps. 1 e 2).

Vandenplas-Holper, C. (2000). Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice: Maturidade e sabedoria. Porto: Edições ASA