Intervenção Psicoterapêutica em Adultos Idosos

Ano
4
Ano lectivo
2014-2015
Código
02018161
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

disciplinas base da área                                                                                                                                                                               

Métodos de Ensino

Expositiva e experiencial.

Resultados de Aprendizagem

A intervenção na idade avançada, devido à confluência de vários factores, necessita de ser uma abordagem complexa e eclética. Nesta disciplina analisam-se estes factores com o objectivo de capacitar o aluno para a compreensão das diferentes

 

Resultados de aprendizagem

Adquirir conhecimentos básicos sobre as temáticas que surgem mais frequentemente na intervenção terapêutica com pessoas idosas, bem como, as perturbações mentais predominantes e possibilidades de intervenção.

Compreender as conexões históricas e influências teóricas e sociais que formatam o pensamento corrente e a investigação na área.

Saber aplicar as orientações teóricas principais a estudos de caso e experiências clínicas.

Desenvolver as atitudes e competências básicas para estabelecer uma relação de ajuda.

Adquirir capacidade para desenvolver programas de intervenção na velhice nas principais áreas de atuação do psicólogo.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Intervenção terapêutica com pessoas idosas: panorama geral
2. Âmbitos e contextos de intervenção com pessoas idosas
3. Principais perturbações mentais na idade adulta avançada.
4. O modelo do ciclo de vida
5. Programas e planos de intervenção com pessoas idosas/ projectos de psicogerontologia – desenvolvimento e avaliação.
6. Prática psicológica com pessoas idosas:
6.1  CALTAP: Contextual Adult Lifespan Theory for Adapting Psychotherapy:
- Influências da coorte, cultura, contexto e maturação
- Desafios específicos relacionados com a idade
6.2  As orientações da APA (2004): atitudes, conhecimento genérico sobre desenvolvimento do adulto, envelhecimento e velhice, avaliação, intervenção, consulta e outros serviços de apoio e educação contínua referente à prática com adultos mais velhos.
7. Pikes Peak model: atitude, conhecimento, e competências para a prática na área da psicogerontologia e os aspectos centrais recomendados na formação de molde a desenvolver essas competências.

Docente(s) responsável(eis)

Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 50.0%
- Prova de Tipo B: Trabalho de grupo, de pesquisa e aplicação de conhecimentos, através de Ficha Guia com base num caso clínico : 50.0%

Bibliografia

Frazer, D. W., Hinrichsen, G. A., & Jongsma, A. E. (Eds.) (2011). The older adult psychotherapy treatment planner. NY: Wiley.

Gallagher-Thompson, D., Steffen, A. M., & Thompson, L. W. (Eds.) (2010). Handbook of behavioral and cognitive therapies with older adults. NY: Springer.

Golden, L. (2008). Case studies in counselling older adults. Upple Saddle River, NJ: Merrill/Prentice-Hall.

Laidlaw, K. & Knight, B. (Eds.) (2008). Handbook of emotional disorders in later life: Assessment and treatment. NY: Oxford University Press.

Miller, M. D. (2009). Clinician's guide to interpersonal psychotherapy in late life: Helping cognitively impaired or depressed elders and their caregivers. NY: Oxford University Press.

Sorocco, K. H. & Lauderdale, S. (Eds.) (2011). Cognitive behavior therapy with older adults: Innovations across care settings. NY: Springer.

Zarit, S. H. & Zarit, J. M. (2011). Mental disorders in older adults: Fundamentals of assessment and treatment . NY: Sage.