Intervenção Psicoterapêutica em Adultos Idosos
4
2014-2015
02018161
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
disciplinas base da área
Métodos de Ensino
Expositiva e experiencial.
Resultados de Aprendizagem
A intervenção na idade avançada, devido à confluência de vários factores, necessita de ser uma abordagem complexa e eclética. Nesta disciplina analisam-se estes factores com o objectivo de capacitar o aluno para a compreensão das diferentes
Resultados de aprendizagem
Adquirir conhecimentos básicos sobre as temáticas que surgem mais frequentemente na intervenção terapêutica com pessoas idosas, bem como, as perturbações mentais predominantes e possibilidades de intervenção.
Compreender as conexões históricas e influências teóricas e sociais que formatam o pensamento corrente e a investigação na área.
Saber aplicar as orientações teóricas principais a estudos de caso e experiências clínicas.
Desenvolver as atitudes e competências básicas para estabelecer uma relação de ajuda.
Adquirir capacidade para desenvolver programas de intervenção na velhice nas principais áreas de atuação do psicólogo.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Intervenção terapêutica com pessoas idosas: panorama geral
2. Âmbitos e contextos de intervenção com pessoas idosas
3. Principais perturbações mentais na idade adulta avançada.
4. O modelo do ciclo de vida
5. Programas e planos de intervenção com pessoas idosas/ projectos de psicogerontologia – desenvolvimento e avaliação.
6. Prática psicológica com pessoas idosas:
6.1 CALTAP: Contextual Adult Lifespan Theory for Adapting Psychotherapy:
- Influências da coorte, cultura, contexto e maturação
- Desafios específicos relacionados com a idade
6.2 As orientações da APA (2004): atitudes, conhecimento genérico sobre desenvolvimento do adulto, envelhecimento e velhice, avaliação, intervenção, consulta e outros serviços de apoio e educação contínua referente à prática com adultos mais velhos.
7. Pikes Peak model: atitude, conhecimento, e competências para a prática na área da psicogerontologia e os aspectos centrais recomendados na formação de molde a desenvolver essas competências.
Docente(s) responsável(eis)
Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 50.0%
- Prova de Tipo B: Trabalho de grupo, de pesquisa e aplicação de conhecimentos, através de Ficha Guia com base num caso clínico : 50.0%
Bibliografia
Frazer, D. W., Hinrichsen, G. A., & Jongsma, A. E. (Eds.) (2011). The older adult psychotherapy treatment planner. NY: Wiley.
Gallagher-Thompson, D., Steffen, A. M., & Thompson, L. W. (Eds.) (2010). Handbook of behavioral and cognitive therapies with older adults. NY: Springer.
Golden, L. (2008). Case studies in counselling older adults. Upple Saddle River, NJ: Merrill/Prentice-Hall.
Laidlaw, K. & Knight, B. (Eds.) (2008). Handbook of emotional disorders in later life: Assessment and treatment. NY: Oxford University Press.
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Zarit, S. H. & Zarit, J. M. (2011). Mental disorders in older adults: Fundamentals of assessment and treatment . NY: Sage.