Modelos de Intervenção em Adultos Idosos

Ano
4
Ano lectivo
2014-2015
Código
02018150
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

disciplinas base da área

Métodos de Ensino

Expositiva e experiencial

Resultados de Aprendizagem

Envelhecer é um privilégio e uma aquisição social - é também um desafio com impacto em todas as dimensões da nossa sociedade. Nesta disciplina exploram-se os impactos ao nível das abordagens psicoterapêuticas, tendo como principal objectivo dar a conhecer as diferentes possibilidades de intervenção.

 

Resultados de aprendizagem

Reconhecer as limitações e as vantagens das diferentes orientações teóricas e propostas de intervenção discutidas.

Saber aplicar as orientações teóricas principais a estudos de caso e experiências clínicas.

Adquirir capacidade para desenvolver programas de intervenção na velhice, nas principais áreas de atuação do psicólogo.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Modelos de intervenção com pessoas idosas: questões introdutórias

2. Perda e Luto: Modelos compreensivos e estratégias de intervenção.
- A perda e o luto como processos normativos do ciclo de vida.
- Questões diagnósticas e modelos compreensivos.
- Aspectos específicos na 3.ª idade: Perdas de identidade e interpessoais.
- Estratégias de avaliação e intervenção terapêuticas no luto
- Mindfulness-based Therapy for depression
- Aconselhamento nas transições

3. Deterioração cognitiva e demências
- Orientação para a realidade
- Terapia pela Validação e pela Resolução
- Terapias com animais
- Estimulação sensorial

4. Intervenção no Abuso e maus tratos
- Prevenção
- Avaliação
- Terapias breves e terapias de apoio

5. Intervenção em grupo: dos grupos de apoio à psicoterapia de grupo na idade avançada
- Vantagens e factores terapêuticos da intervenção em grupo
- Tipos de intervenção em grupo
- A terapia Gestalt
- As terapias expressivas e pela arte

Docente(s) responsável(eis)

Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima

Métodos de Avaliação

Avaliação
A classificação final na uc é obtida através de : - Prova de Tipo B: Trabalho de grupo, de pesquisa e aplicação de conhecimentos, através de Ficha Guia com base num caso clínico - Prova de tipo A: Exame final: 100.0%

Bibliografia

Knight, B.G. (2004). Psychotherapy with older adults, 3rd edition. Thousand Oaks (CA): Sage. Publications.

Sorocco, K. H. & Lauderdale, S. (Eds.) (2011). Cognitive behavior therapy with older adults: Innovations across care settings. New York: Springer.

Frazer, D. W., Hinrichsen, G. A., & Jongsma, A. E. (Eds.) (2011). The older adult psychotherapy treatment planner. New York: Wiley.

Gallagher-Thompson, D., Steffen, A. M., & Thompson, L. W. (Eds.) (2010). Handbook of behavioral and cognitive therapies with older adults. New York: Springer.

Laidlaw, K. & Knight, B. (Eds.) (2008). Handbook of emotional disorders in later life: Assessment and treatment. New York: Oxford University Press.

Miller, M. D. (2009). Clinician's guide to interpersonal psychotherapy in late life: Helping cognitively impaired or depressed elders and their caregivers. New York: Oxford University Press.

Knight, B. G. (2004). Psychotherapy with older adults (3rd ed.). New York: Sage