Modelos de Intervenção em Adultos Idosos
4
2014-2015
02018150
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
disciplinas base da área
Métodos de Ensino
Expositiva e experiencial
Resultados de Aprendizagem
Envelhecer é um privilégio e uma aquisição social - é também um desafio com impacto em todas as dimensões da nossa sociedade. Nesta disciplina exploram-se os impactos ao nível das abordagens psicoterapêuticas, tendo como principal objectivo dar a conhecer as diferentes possibilidades de intervenção.
Resultados de aprendizagem
Reconhecer as limitações e as vantagens das diferentes orientações teóricas e propostas de intervenção discutidas.
Saber aplicar as orientações teóricas principais a estudos de caso e experiências clínicas.
Adquirir capacidade para desenvolver programas de intervenção na velhice, nas principais áreas de atuação do psicólogo.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Modelos de intervenção com pessoas idosas: questões introdutórias
2. Perda e Luto: Modelos compreensivos e estratégias de intervenção.
- A perda e o luto como processos normativos do ciclo de vida.
- Questões diagnósticas e modelos compreensivos.
- Aspectos específicos na 3.ª idade: Perdas de identidade e interpessoais.
- Estratégias de avaliação e intervenção terapêuticas no luto
- Mindfulness-based Therapy for depression
- Aconselhamento nas transições
3. Deterioração cognitiva e demências
- Orientação para a realidade
- Terapia pela Validação e pela Resolução
- Terapias com animais
- Estimulação sensorial
4. Intervenção no Abuso e maus tratos
- Prevenção
- Avaliação
- Terapias breves e terapias de apoio
5. Intervenção em grupo: dos grupos de apoio à psicoterapia de grupo na idade avançada
- Vantagens e factores terapêuticos da intervenção em grupo
- Tipos de intervenção em grupo
- A terapia Gestalt
- As terapias expressivas e pela arte
Docente(s) responsável(eis)
Margarida Maria Batista Mendes Pedroso Lima
Métodos de Avaliação
Avaliação
A classificação final na uc é obtida através de : - Prova de Tipo B: Trabalho de grupo, de pesquisa e aplicação de conhecimentos, através de Ficha Guia com base num caso clínico - Prova de tipo A: Exame final: 100.0%
Bibliografia
Knight, B.G. (2004). Psychotherapy with older adults, 3rd edition. Thousand Oaks (CA): Sage. Publications.
Sorocco, K. H. & Lauderdale, S. (Eds.) (2011). Cognitive behavior therapy with older adults: Innovations across care settings. New York: Springer.
Frazer, D. W., Hinrichsen, G. A., & Jongsma, A. E. (Eds.) (2011). The older adult psychotherapy treatment planner. New York: Wiley.
Gallagher-Thompson, D., Steffen, A. M., & Thompson, L. W. (Eds.) (2010). Handbook of behavioral and cognitive therapies with older adults. New York: Springer.
Laidlaw, K. & Knight, B. (Eds.) (2008). Handbook of emotional disorders in later life: Assessment and treatment. New York: Oxford University Press.
Miller, M. D. (2009). Clinician's guide to interpersonal psychotherapy in late life: Helping cognitively impaired or depressed elders and their caregivers. New York: Oxford University Press.
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