Avaliação Psicológica e Perícias Forenses

Ano
4
Ano lectivo
2014-2015
Código
02018106
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se, mas não é obrigatório, que os alunos tenham concluído a UC de Avaliação Psicológica I e Avaliação Psicológica II

Métodos de Ensino

A unidade curricular decorrerá com recurso a exposição teórica, à análise e discussão de protocolos de avaliação e de relatórios nas áreas da Psicologia Forense referenciadas nos conteúdos. Incluirá ainda o recurso a actividades de role-play de administração de protocolos de avaliação na aula.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos Gerais:

a) Promover a aquisição de conhecimento sobre as várias áreas do contexto forense em que é requerida avaliação psicológica;

b) Desenvolver competências de planeamento, aplicação e análise de protocolos de avaliação em função dos pedidos judiciais; 

c) Compreender a estrutura que compõem os relatórios em contexto forense em função do pedido e do protocolo de avaliação

d) Conhecer os limites da avaliação psicológica e dos testes psicológicos no contexto forense


Competências Teóricas, pretende-se que os alunos:

- Conheçam os diferentes modelos e protocolos de avaliação em contexto forense

- Identifiquem protocolos de avaliação ajustados às situações particulares do contexto forense


Competências Práticas, pretende-se que os alunos:

- Planifiquem protocolos de avaliação ajustados a processos específicos;

- Identifiquem as potencialidades, dificuldades e limites das várias metodologias e instrumentos de avaliação no contexto forense. 

Estágio(s)

Não

Programa

Avaliação psicológica em contexto forense: instrumentos de avaliação; protocolos de avaliação; elaboração de relatórios, nas diferentes áreas:

a) Avaliação psicológica de crianças e adolescentes vitimas de violência/negligência.

b) Avaliação psicológica de adultos vítimas de violência em diferentes contextos

c) Avaliação do risco de abuso e negligência na infância.

d) Avaliação do risco de abuso e negligência no idoso.

e) Avaliação em contexto de custódia e de adoção.

f) Especificidades da avaliação em contexto forense de pessoas portadoras de deficiência.

g) Entrevista forense com crianças e avaliação da credibilidade.

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria Marques Alberto

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Trabalho individual: 25.0%
Trabalho de grupo: 25.0%
Teste de avaliação de conhecimentos : 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Alberto, I.M. (2006). Abuso Sexual de Crianças: o Psicólogo na encruzilhada da ciência com a Justiça. In A.C. Fonseca; M.R. Simões, M.C. T. Simões & M.S. Pinho (Eds.). Psicologia Forense. (pp. 437-470). Coimbra: Almedina
Browne, K. D., Beech, A. R., & Craig, L. A. (Eds) (2010). Assessments in forensic practice: A handbook. New York: Wiley-Blackwell.
Drogin, E. Y., Dattilio, F. M., Sadoff, R. L., Gutheil, T. G. (2011). Handbook of forensic assessment: Psychological and psychiatric perspectives. New York: Wiley.
Fonseca, A. C., Simões, M. R., Simões M.C.T., & Pinho, M.S. (Eds.) (2006). Psicologia Forense. Coimbra: Almedina.
Graham, J. T. & Crighton, D. A. (2010). Forensic psychology. Chichester: BPS Blackwell.      
Huss M. T. (2009). Forensic psychology: Research, clinical practice, and applications. Malden MA: Wiley-Blackwell
O'Donohue, W. T., & Levensky, E. R.  (2004). Handbook of forensic psychology: Resource for mental health and legal professionals. Amsterdam: Elsevier.