Psicoterapias Dinâmicas

Ano
4
Ano lectivo
2014-2015
Código
02018060
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se que os alunos sem formação no âmbito da psicopatologia dinâmica, realizem com sucesso uma das unidades curriculares de psicopatologia dinâmica do primeiro semestre da subárea de Psicopatologia e Psicoterapias Dinâmicas (ex. Psicopatologia Infantil ou Temas Aprofundados de Psicopatologia do Adulto).

Métodos de Ensino

A unidade curricular decorrerá em aulas teóricas (metodologias expositivas), aulas práticas (metodologias ativas) e orientação tutorial. As metodologias ativas incluem o estudo de casos clínicos observados no contexto de seguimentos psicoterapêuticos, a observação e análise crítica de vídeos didáticos e o exercício/desenvolvimento de competências terapêuticas com recurso ao "jogo de papéis".

Resultados de Aprendizagem

- Desenvolver e aprofundar os conhecimentos relativos à psicopatologia dinâmica como instrumento compreensivo do trabalho psicoterapêutico dinâmico.

- Desenvolver e aprofundar os conhecimentos específicos aos diferentes modelos psicoterapêuticos dinâmicos

Competências

- Saber realizar diagnósticos dinâmicos relacionados com o "trabalho" e a avaliação psicoterapêutica dinâmica;

- Saber aplicaros conhecimentos teóricos e as competências técnicas relativas aos diferentes modelos psicoterapêuticos dinâmicos, incluindo:

- Psicoterapias dirigidas ao insight;

- Psicoterapias de apoio;

- Psicoterapias dinâmicas breves;

- Abordagens psicodinâmicas em situações específicas: com pacientes ansiosos, fóbicos, deprimidos, borderlines, toxicodependentes, psicossomáticos e hospitalizados

Estágio(s)

Não

Programa

1. Psicopatologia e avaliação dinâmica

2. Psicoterapias de Apoio e dirigidas ao “Insight”

2.1. Estratégia e tática dos processos terapêuticos

2.2. Indicações para psicoterapia e avaliação do paciente

2.3. O início da terapia

2.4. Processo terapêutico: o papel do paciente e do terapeuta

2.5. Aspetos técnicos

2.6. Fim do processo e avaliação da terapia

3. Psicoterapias Breves

3.1. As psicoterapias breves no contexto "analítico"

3.2. Caracterização técnica das psicoterapias breves de inspiração "analítica"

3.3. Os modelos de "Bellak e Small", "Balint e Malan", "Sifneos" e "H. Levenson"

4. Abordagens psicodinâmicas em situações específicas

4.1 Com pacientes ansiosos e fóbicos,

4.2 Com pacientes deprimidos,

4.3 Com pacientes borderline

4.4 Com pacientes toxicodependentes

4.5 Com pacientes psicossomáticos

4.6 Com pacientes hospitalizados

Docente(s) responsável(eis)

Rui Alexandre Paquete Paixão

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação periódica
Dois testes do tipo C: 50.0%
Teste escrito individual do tipo A: 50.0%

Bibliografia

Abbass, A. A., Hancock, J. T., Henderson, J., & Kisely, S. (2006). Short-term psychodynamic psychotherapies for common mental disorders. Cochrane Database of Systematic Reviews, Issue 4, Article No. CD004687.

Blatt, S., & Auerbach, J. (2003). Psychodynamic measures of therapeutic change. Psychoanalytic Inquiry, 23, 268 –307.

Eizirik, C.; Aguiar; R.; Schestatsky, S. et al. (Eds.) (2005). Psicoterapia de orientação analítica: fundamentos teóricos e clínicos. Porto Alegre: Artmed

Gabbard, G. O. (2004). Long-term psychodynamic psychotherapy: A basic text. Washington, DC: American Psychiatric Publishing

Gilliéron, E. (2004). Manual de Psicoterapias Breves. Lisboa: Climepsi Eds.

Levensen, H. (2006). Time-limited dynamic Psychotherapy: formulation and intervention. Washington, DC: A.P.A.

Margalho, R.; Paixão, R.; Pereira, M. (2010). Relação Terapêutica e Adesão em Doentes Portadores da Infecção pelo vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), Psicologia, Saúde & Doenças, 11 (1), 71-81