Avaliação e Temas de Investigação em Psicoterapia Sistémica
4
2014-2015
02018029
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se a frequência, com aprovação, das u.c.s do 1º semestre da sub-área de especialização Psicoterapia Sistémica e familiar. O aluno deve ter bons conhecimentos de língua inglesa (leitura) considerando que muitas referências bibliográficas são em inglês.
Métodos de Ensino
Ensino teórico/prático com recurso a metodologias expositivas, ativas e orientação tutorial.
Resultados de Aprendizagem
Adquirir conhecimento sobre a especificidade da investigação nas abordagens sistémicas e familiares, incluindo aspectos éticos e deontológicos. Saber definir os parametros da avaliação sistémica e como difere e pode ser articulada com a avaliação individual. O estudante deve adquirir competências para ser consumidor crítico da investigação, saber avaliá-la e decidir quando deve ser incorporada na prática clínica; deve iniciar o processo de desenvolvimento de uma identidade de investigador e especialista na área. Deve ser capaz de identificar problemas e objectivos de investigação em domínios e temáticas específicos e de ir, progressivamente, adquirindo competências básicas para elaboração de projectos de investigação.
Estágio(s)
NãoPrograma
Módulo I
1. A investigação sistémica e em psicologia da família
1.1. Dilemas e controvérsias - conceptuais, metodológicas e estatísticas; relação avaliação individual-avaliação sistémica;
1.2. Leitura e interpretação crítica da literatura empírica no domínio;
1.3. Relação teoria – prática – investigação
Módulo II
Domínios/Temas de investigação*
1. Dinâmica(s) e processos familiares normativos e disruptivos
2. Parentalidade(s)
3. O processo terapêutico: eficácia e processo
Docente(s) responsável(eis)
Maria João Rama Seabra Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Elaboração de um projecto de investigação: 25.0%
Realização de um trabalho de grupo focado na análise de artigos científicos: 25.0%
Prova do tipo A: 50.0%
Bibliografia
Hoghughi, M., & Long, N. (Eds.) (2004). Handbook of parenting theory and research for practice. London: Sage
Friedlander, M. (1998). Family therapy research: Science into practice, practice into science. In M. P. Nichols, & R.C. Schwartz (1998). Family Therapy. Concepts and methods (503-533). NY: Allyn & Bacon
Sanderson, J., Kosutic, I., Garcia, M., Melendez, T., Donoghue, J., Perumbilly, S., Franzen, C. & Anderson, S. (2009). The measurement of outcome variables in couple and family therapy research. The American Jour. of Fam.Ther., 37, 239-257.
Schwartzman, J. (1999). Family Theory and the Scientific Method. Family Process, retrieved from Family Process CD-rom.
Sells, P. S.; Smith, T. E., & Sprenkle, D. H. (1999). Integrating qualitative and quantitative research methods: A research model. Family Process, retrieved from Family Process CD-rom.
Vilaça, M. & Relvas, A. P. (2012). Investigação em Terapia Familiar: o que funciona e como funciona. Submetido na revista Jour. of Fam. Ther.