Modelos e Modalidades de Intervenção Sistémica
4
2014-2015
02017995
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se a frequência com aprovação nas seguintes u.c.s do 1.º ciclo de estudos: Psicologia da Família (optativa); Modelos Sistémicos e Modelos Dinâmicos (obrigatória, 3.º ano, 1.º semestre). O aluno deve ter bons conhecimentos de língua inglesa (leitura) considerando que muitas referências bibliográficas são em inglês.
Métodos de Ensino
Ensino teórico-prático com recurso a métodos expositivos, discussão sobre leituras específicas e materiais clínicos (p.ex. vinhetas, vídeos) articulados com métodos activos (p.ex. role-playing) para treino de aplicação de técnicas.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos: apresentar e explorar as diferentes abordagens de terapia familiar e intervenção sistémica, desde as mais clássicas às mais actuais e integradores, tanto em função dos referentes conceptuais como do(s) sistema(s)-alvo e contextos de intervenção. Proporcionar uma progressiva integração teoria-prática clínica.
Competências: conhecer e analisar criticamente os diferentes modelos e saber aplicá-los; conhecer e analisar criticamente as principais modalidades de psicoterapia e intervenção sistémica e saber aplicá-las; conhecer o mapeamento da psicoterapia sistémica em função do sistema – alvo de intervenção (indivíduos ou contexto) e as especificidades da intervenção que se lhe associam.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução: História da terapia familiar
Módulo I – Modelos*
1. Modelos clássicos: estrutural, comunicacional (estratégico e escola de Milão) e transgeracional
2. Modelos construtivistas: terapias colaborativas, terapia narrativa e terapias familiares breves (MRI, terapia centrada nas soluções e terapia da curiosidade)
3. Programas suportados empiricamente
Módulo II – Modalidades*
1. Psicoterapia sistémica com o individuo, com o casal e com a família
2. Intervenção em rede, terapia familiar comunitária, terapia multifamiliar e grupos psico-educativos.
3. Intervenção em diferentes contextos: escola, contexto comunitário e contexto forense
* A apresentação e exploração das sub-temáticas organiza-se de acordo com os seguintes tópicos: 1) pressupostos, 2) objectivos da terapia, 3) condições de mudança, 4) treino de técnicas e 5) avaliação.
Docente(s) responsável(eis)
Maria Madalena Santos Torres Veiga Carvalho
Métodos de Avaliação
Avaliação
Teste escrito no final de cada Módulo : 50.0%
Trabalho de projecto : 50.0%
Bibliografia
Asen, E., Dawson, N., & McHugh, B. (2001) Multiple Family Therapy: The Marlborough Model and its Wider Applications. Londres, Karnac.
Boyd-Franklin, N. & Bry, B. H. (2000). Reaching out in family therapy: home-based, school and community interventions. NY: Guilford.
Huss, M. T. (2009). Forensic Psychology: Research, Clinical Practice, and Applications. Malden, MA: Wiley-Blackwell.
Nichols, M.P. & Schwartz, R. C. (1998). Family Therapy. Concepts and methods. NY: Allyn & Bacon.
Relvas, A.P., (1999). Conversas com famílias. Discursos e perspectivas em terapia familiar. Porto: Afrontamento.
Relvas, A. P. (2003). Por detrás do espelho. Da teoria à terapia com a família (2ª Ed.rev.). Coimbra: Quarteto.
Speck, R. von (1995). La intervención de red social: Las terapias de red, teoria y desarrollo. In M. Elkaïm et al., Las praticas de la terapia de red (pp.20-39). 2ed. Barcelona: Editorial Gedisa.
Rojano, R. (2004). The practice of community family therapy. Fam. Ther., 43, 1, 59-77.