Fundamentos da Psicoterapia Sistémica: Teoria e Investigação

Ano
4
Ano lectivo
2014-2015
Código
02017989
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
E-learning
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se a frequência com aprovação nas seguintes u.c.s do 1.º ciclo de estudos: Psicologia da Família (optativa); Modelos Sistémicos e Modelos Dinâmicos (obrigatória, 3.º ano, 1.º semestre). O aluno deve ter bons conhecimentos de língua inglesa (leitura) considerando que muitas referências bibliográficas são em inglês.

Métodos de Ensino

Ensino teórico/prático com recurso a metodologias expositivas e ativas, fomentando sempre a articulação entre conteúdos teóricos e a sua aplicação, através da realização de exercícios reflexivos; todo o material é fornecido previamente à leccionação das aulas, estimulando-se a pesquisa e pensamento crítico.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos: Conhecimento e compreensão crítica dos pressupostos teóricos e conceitos subjacentes à psicoterapia sistémica bem como da evidência científica que a suporta. Implicações na avaliação e intervenção.

Resultados da aprendizagem: ser capaz de 1) identificar um sistema enquanto a) objecto de compreensão/intervenção e b) de o descrever em termos estruturais e funcionais; 2) analisar o seu funcionamento, processos de comunicação perspectivar a mudança; 3) avaliar uma situação psicopatológica em termos relacionais e ecossistémicos, desconstruir problemas em termos de visões múltiplas e de os reenquadrar; 4) construir hipóteses sistémicas e, a partir daí, identificar abordagens terapêuticas; 6) analisar criticamente a evidência empírica no domínio e retirar implicações.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Paradigma sistémico: bases teóricas

1.1. Teoria dos Sistemas. Definição, propriedades e estrutura dos sistemas 

1.2. Cibernética(s). Funcionamento e mudança nos sistemas. A  evolução da metáfora cibernética, articulação com os paradigmas construtivista e construcionista

1.3. Pragmática da Comunicação Humana: principios gerais e axiomática

2. Paradigma sistémico: conceitos

2.1. Complexidade e interacção

2.2. Mudança, visões múltiplas e reenquadramento

2.3. Psicopatologia ecossistémica

3.  Implicações do paradigma sistémico na avaliação e intervenção

3.1. A hipótese sistémica

4. Evidência científica: validação empírica da psicoterapia sistémica

4.1. Estudos de eficácia e de processo: meta-análises e estudos de revisão sistemática

4.2. Estudos sobre os factores comuns em terapia e o caso particular da psicoterapia sistémica e familiar 

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Pais Rodrigues Fonseca Relvas

Métodos de Avaliação

Avaliação B
Exame: 100.0%

Avaliação A
Os alunos deverão realizar um trabalho em grupo : 40.0%
Mini Testes: 60.0%

Bibliografia

Adler, R., & Rodman, G. (2006). Understanding human communication. Oxford: Oxford University Press.

Anderson, H. & Goolishian. H. (1989). Human systems as linguistic systems: Preliminary and evolving ideas about the implications for clinical therapy.Fam. Proc., vol 27.

Morin, E. (1992). Introduction à la pensée complexe. Paris: ESF.

Relvas, A. P. (2000). Por detrás do espelho. Da teoria à terapia com a família. Coimbra: Quarteto.

Relvas, A. P. (2000). Psicopatologia do desenvolvimento e contexto familiar: Perspectiva sistémica. In I. Soares (coord.), Psicopatologia do desenvolvimento: Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida, 435-468. Coimbra: Quarteto.

Sprenkle, D., Davis, S., & Lebow J. (2009). Common Factors in Couple and Family Therapy: The Overlooked Foundation for Effective Practice. New York: Guilford.

Watzlawick, P., Beavin, J., & Jackson, D. (1967). Pragmática da comunicação humana: Um estudo dos padrões, patologias e paradoxos da interacção. São Paulo: Cultrix.