Fundamentos da Psicoterapia Sistémica: Teoria e Investigação
4
2014-2015
02017989
Psicologia
Português
E-learning
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se a frequência com aprovação nas seguintes u.c.s do 1.º ciclo de estudos: Psicologia da Família (optativa); Modelos Sistémicos e Modelos Dinâmicos (obrigatória, 3.º ano, 1.º semestre). O aluno deve ter bons conhecimentos de língua inglesa (leitura) considerando que muitas referências bibliográficas são em inglês.
Métodos de Ensino
Ensino teórico/prático com recurso a metodologias expositivas e ativas, fomentando sempre a articulação entre conteúdos teóricos e a sua aplicação, através da realização de exercícios reflexivos; todo o material é fornecido previamente à leccionação das aulas, estimulando-se a pesquisa e pensamento crítico.
Resultados de Aprendizagem
Objectivos: Conhecimento e compreensão crítica dos pressupostos teóricos e conceitos subjacentes à psicoterapia sistémica bem como da evidência científica que a suporta. Implicações na avaliação e intervenção.
Resultados da aprendizagem: ser capaz de 1) identificar um sistema enquanto a) objecto de compreensão/intervenção e b) de o descrever em termos estruturais e funcionais; 2) analisar o seu funcionamento, processos de comunicação perspectivar a mudança; 3) avaliar uma situação psicopatológica em termos relacionais e ecossistémicos, desconstruir problemas em termos de visões múltiplas e de os reenquadrar; 4) construir hipóteses sistémicas e, a partir daí, identificar abordagens terapêuticas; 6) analisar criticamente a evidência empírica no domínio e retirar implicações.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Paradigma sistémico: bases teóricas
1.1. Teoria dos Sistemas. Definição, propriedades e estrutura dos sistemas
1.2. Cibernética(s). Funcionamento e mudança nos sistemas. A evolução da metáfora cibernética, articulação com os paradigmas construtivista e construcionista
1.3. Pragmática da Comunicação Humana: principios gerais e axiomática
2. Paradigma sistémico: conceitos
2.1. Complexidade e interacção
2.2. Mudança, visões múltiplas e reenquadramento
2.3. Psicopatologia ecossistémica
3. Implicações do paradigma sistémico na avaliação e intervenção
3.1. A hipótese sistémica
4. Evidência científica: validação empírica da psicoterapia sistémica
4.1. Estudos de eficácia e de processo: meta-análises e estudos de revisão sistemática
4.2. Estudos sobre os factores comuns em terapia e o caso particular da psicoterapia sistémica e familiar
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula Pais Rodrigues Fonseca Relvas
Métodos de Avaliação
Avaliação B
Exame: 100.0%
Avaliação A
Os alunos deverão realizar um trabalho em grupo : 40.0%
Mini Testes: 60.0%
Bibliografia
Adler, R., & Rodman, G. (2006). Understanding human communication. Oxford: Oxford University Press.
Anderson, H. & Goolishian. H. (1989). Human systems as linguistic systems: Preliminary and evolving ideas about the implications for clinical therapy.Fam. Proc., vol 27.
Morin, E. (1992). Introduction à la pensée complexe. Paris: ESF.
Relvas, A. P. (2000). Por detrás do espelho. Da teoria à terapia com a família. Coimbra: Quarteto.
Relvas, A. P. (2000). Psicopatologia do desenvolvimento e contexto familiar: Perspectiva sistémica. In I. Soares (coord.), Psicopatologia do desenvolvimento: Trajectórias (in)adaptativas ao longo da vida, 435-468. Coimbra: Quarteto.
Sprenkle, D., Davis, S., & Lebow J. (2009). Common Factors in Couple and Family Therapy: The Overlooked Foundation for Effective Practice. New York: Guilford.
Watzlawick, P., Beavin, J., & Jackson, D. (1967). Pragmática da comunicação humana: Um estudo dos padrões, patologias e paradoxos da interacção. São Paulo: Cultrix.