Avaliação e Intervenção nas Necessidades Educativas Especiais
4
2014-2015
02017967
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Aprovação na unidade curricular de Necessidades Educativas Especiais (uc semestral de opção no 3.º ano do 1.º ciclo de estudos), na qual são lecionados os seguintes conteúdos: políticas educativas e sociais no domínio das necessidades educativas especiais; Dificuldades de aprendizagem; Dislexia de desenvolvimento.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino incluem: (i) aulas expositivas; (ii) estudos de caso; (iii) exercícios de simulação, (iv) técnicas audiovisuais; (v) visitas de estudo.
Resultados de Aprendizagem
No final desta unidade curricular o aluno deverá estar apto a:
1. Enquadrar teoricamente e com rigor a reabilitação/intervenção no campo das necessidades educativas especiais;
2. Analisar criticamente as limitações e problemas que se colocam à prática psicológica neste domínio, particularmente no que concerne ao aconselhamento psicoeducativo;
3. Caracterizar do ponto de vista etiológico, semiológico, epidemiológico e nosográfico os grupos especiais estudados;
4. Conhecer métodos e técnicas que permitam planificar a intervenção;
5. Identificar e caracterizar os principais instrumentos utilizados na avaliação psicológica dos grupos estudados;
6. Elaborar relatórios de avaliação psicológica e proceder ao respetivo aconselhamento.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. As idiossincrasias do aconselhamento psicológico nas necessidades educativas especiais.
2. Dificuldades de aprendizagem da matemática e dificuldades de aprendizagem não-verbais.
3. Sobredotação, talento e comportamentos de excelência: definições e terminologia; sinalização e identificação; regularidades no desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional; Intervenção e aconselhamento psicoeducativos; modelos curriculares e elaboração de programas de intervenção.
4. Cegueira e baixa visão: definições e etiologias mais relevantes; regularidades no desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional; intervenção psicoeducativa.
5. Surdez e hipoacusia: definições e etiologias mais relevantes; regularidades no desenvolvimento cognitivo e sócio-emocional; intervenção psicoeducativa.
Nota: Esta unidade curricular é planificada numa lógica de continuidade em relação à uc de Necessidades Educativas Especiais, nomeadamente no que se reporta ao módulo das dificuldades de aprendizagem.
Docente(s) responsável(eis)
Marcelino Arménio Martins Pereira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Prova do tipo C: 20.0%
Prova do tipo B: 30.0%
Prova do tipo A: 50.0%
Bibliografia
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