Desenvolvimento e Intervenção no Adulto e no Idoso
4
2014-2015
02017956
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
Apresentações teóricas, resolução de exercícios e discussão de casos.
Resultados de Aprendizagem
- Conhecer os principais modelos de desenvolvimento humano aplicados aos adultos e idosos.
- Analisar os grandes temas de vida que se colocam ao adulto e ao idoso.
- Compreender as dinâmicas pessoais e contextuais envolvidas na transição da idade adulta para a velhice.
- Compreender e analisar programas de promoção do desenvolvimento e do bem estar de adultos e idosos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Modelos de Desenvolvimento Humano: da adultez emergente à idade adulta e à idade adulta avançada/ Human development models: from emerging adulthood to adulhood and late adulthood
2. Transição da adultez emergente para a idade adulta
3. O que é ser adulto?
3.1 Mudanças cognitivas e psicossociais na idade adulta
4. A idade adulta avançada
5. Intervenção com adultos e idosos
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Anderson, M.,Goodman, J.,& Schlossberg, N. (2012).Counseling adults in transition:linking Schlossberg’s theory with practice in a diverse world, 4th ed.New York:Springer.
Backman, L., Nyberg, L(2010).Successful aging: Perspectives from the behavioral sciences.New York:Cambridge Univ Press.
Fry,P. S.,& Keyes,C.(2010).New frontiers in resilient aging:Life-strengths and well-being in late life.New York:Cambridge Univ Press.
Novo,R. F. (2007).Para além da eudaimonia:O bem-estar psicológico em mulheres na idade adulta avançada. Lisboa:FCG.
Simões, A.(2006).A nova velhice: um novo público a formar.Coimbra:Almedina.
Simões,A., …….. & Sousa, L. N.(2006). Promover o bem-estar dos idosos:Um estudo experimental. Psychologica, 42, 115-131.
Vondracek, F. W.,Ferreira, J. A., & Santos,E. (2010).Vocational Behavior and Development in Times of Social Change:New Perspectives for Theory,Research, and Practice.International Journal for Educational and Vocational Guidance, Volume 10, Number 2, 125-138