Desenvolvimento e Intervenção no Adulto e no Idoso

Ano
4
Ano lectivo
2014-2015
Código
02017956
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável

Métodos de Ensino

Apresentações teóricas, resolução de exercícios e discussão de casos.

Resultados de Aprendizagem

- Conhecer os principais modelos de desenvolvimento humano aplicados aos adultos e idosos.

- Analisar os grandes temas de vida que se colocam ao adulto e ao idoso.

- Compreender as dinâmicas pessoais e contextuais envolvidas na transição da idade adulta para a velhice.

- Compreender e analisar  programas de promoção do desenvolvimento e do bem estar de adultos e idosos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Modelos de Desenvolvimento Humano: da adultez emergente à idade adulta e à idade adulta avançada/ Human development models: from emerging adulthood to adulhood and late adulthood

2. Transição da adultez emergente para a idade adulta

3. O que é ser adulto?

3.1 Mudanças cognitivas e psicossociais na idade adulta

4. A idade adulta avançada

5. Intervenção com adultos e idosos

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Anderson, M.,Goodman, J.,& Schlossberg, N. (2012).Counseling adults in transition:linking Schlossberg’s theory with practice in a diverse world, 4th ed.New York:Springer.

Backman, L., Nyberg, L(2010).Successful aging: Perspectives from the behavioral sciences.New York:Cambridge Univ Press.

Fry,P. S.,& Keyes,C.(2010).New frontiers in resilient aging:Life-strengths and well-being in late life.New York:Cambridge Univ Press.

Novo,R. F. (2007).Para além da eudaimonia:O bem-estar psicológico em mulheres na idade adulta avançada. Lisboa:FCG.

Simões, A.(2006).A nova velhice: um novo público a formar.Coimbra:Almedina.

Simões,A., …….. & Sousa, L. N.(2006). Promover o bem-estar dos idosos:Um estudo experimental. Psychologica, 42, 115-131.

Vondracek, F. W.,Ferreira, J. A., & Santos,E. (2010).Vocational Behavior and Development in Times of Social Change:New Perspectives for Theory,Research, and Practice.International Journal for Educational and Vocational Guidance, Volume 10, Number 2, 125-138