Intervenção Psicológica em Contextos Escolares
4
2014-2015
02017933
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Resultados de Aprendizagem
Identificar contextos escolares onde o Psicólogo intervém
Enunciar tarefas de intervenção psicológica da educação pré-escolar à superior
Descrever funções situadas do psicólogo
Conhecer modelos de intervenção
Perspetivar-se profissional numa equipa
Analisar técnicas e instrumentos de avaliação psicoeducativa
Ler e escrever relatórios por referência à CIF (Classificação de Incapacidade e Funcionalidade)
Estudar casos de percurso curricular alternativo, currículo adaptado e planos educativos individuais
Selecionar criteriosamente programas de apoio ao estudo e à aprendizagem
Planificar sessões de métodos de estudo e de aprendizagem de estratégias
Analisar programas de promoção de competências, com destaque para as cognitivas e metacognitivas (e referência à literacia, numeracia e resolução de problemas)
Contactar com formas alternativas de avaliação (dinâmica)
Ensaiar metodologias de gestão da comunicação entre agentes educativos formais. informais e outras entidades
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução
Intervenção psicológica em contextos escolares, da educação pré-escolar à superior
Modelos de intervenção na escola
Participação do psicólogo em equipas
Gestão da comunicação
Orientação e acompanhamento escolar no estudo e na aprendizagem
Autorregulação
Adaptação escolar
Diversidade étnica e cultural
Programas de Promoção Cognitiva e sua implementação em Portugal
• Enriquecimento Instrumental (R. Feuerstein, 1980)
• Filosofia para Crianças (Lipman et al, 1984)
• Projecto Inteligência (Harvard, 1983)
• IDEAL (Bransford & Stein, 1984)
• Inteligência aplicada, criativa e analítica (Sternberg, 1986)
• Progresint (Yuste et al., 1994)
• Pensamento Lateral (De Bono, 1971) e outros
Referência a Programas de competências sociais e de gestão emocional, com enfoque em:
Inteligências Múltiplas
Criatividade
Os jogos como ferramenta de avaliação e de intervenção psicológica
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira
Métodos de Avaliação
Avaliação
Projecto: 25.0%
Resolução de problemas: 75.0%
Bibliografia
Almeida, L.S., et al. (2009). Manual- Programa de Promoção Cognitiva (5ª ed). Braga: Psiquilíbrios.
Figueira, A.P.C. (1997). Aprendizagem auto-regulada. Considerações gerais. RPP, 31(1, 2, 3), 239-260.
Julià, F.F. (2005). O Psicopedagogo e os novos desafios educativos, in B. del R. Igea e col., Presente e Futuro do trabalho psicopedagógico. Porto Alegre: Artmed.
Lopes, J., Rutherford, R., Cruz, M.C., Mathur, S., & Quinn, M. (2006). Competências Sociais: Aspectos Comportamentais, Emocionais e da Aprendizagem. Braga: Psiquilibrios.
Maher, C.A. & Zins, J.E. (1987) (eds). Intervenções psicoeducacionais em contextos educativos. Métodos e procedimentos para potenciar a competência dos alunos. NY: Pergamon Press.
Monteiro, A., Moreira, J.A., & Almeida, A.C. (Org.) (2012). Educação online: Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais. Santo Tirso: De Facto Editores.