Modelos de Carreira e Consulta Vocacional

Ano
4
Ano lectivo
2014-2015
Código
02017922
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos teóricos e práticos adquiridos no 1º ciclo em Psicologia e competências sólidas ao nível da compreensão e da escrita da língua inglesa.

Métodos de Ensino

Método expositivo, discussão de casos, reflexão sobre modalidades de consulta psicológica de carreira e de programas de intervenção.

Resultados de Aprendizagem

Identificar os principais modelos conceptuais de intervenção na vida/ carreira e os respectivos paradigmas utilizados na análise dos fenómenos a descrever

Identificar as principais variáveis intervenientes no processo e no resultado da consulta psicológica vocacional
Treinar as competências de intervenção de carreira mediante a aplicação dos conceitos teóricos na descrição, compreensão, explicação de histórias vocacionais, bem como na concepção de intervenções de carreira (face a situações reais ou simuladas)

Treinar as principais competências de consulta associadas às diferentes fases do processo de aconselhamento vocacional
Treinar as competências de comunicação e de apresentação oral e escrita de trabalhos científico-técnicos, nomeadamente ao nível da análise teórico-conceptual de histórias vocacionais diversas
Treinar as competências de pesquisa bibliográfica e de construção de modalidades de intervenção aplicada

Estágio(s)

Não

Programa

A. Principais modelos conceptuais de compreensão e de intervenção de carreira:
1. Ajustamento Pessoa-Ambiente (o conteúdo da carreira);

2. Desenvolvimentistas e Narrativas (o processo de desenvolvimento ou de construção da carreira);

3. Ancorados em torno do conceito de aprendizagem (conteúdo e processo);

4. Novos paradigmas (accionais, sistémicos e contemplando o papel do acaso).

B. O paradigma Europeu da orientação e do aconselhamento ao longo da vida: o papel da orientação e da consulta vocacional no memorando Europeu sobre aprendizagem ao longo da vida

C. Os modelos de serviços de carreira contemplando os diferentes níveis de intervenção

D. As variáveis de processo e de resultado na consulta vocacional e a sua relação com os diferentes modelos teóricos:

1. Fases da consulta vocacional: criação da aliança de trabalho, avaliação inicial, definição de objectivos, avaliação em profundidade, finalização do processo

2. Técnicas e procedimentos a utilizar

Docente(s) responsável(eis)

Maria Paula Barbas de Albuquerque Paixão

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Proposta guiada de planificação de uma intervenção tendo por base o racional de uma das teorias estudadas: 25.0%
análise, em pequenos grupos, de um caso na óptica de 3 grandes abordagens conceptuais : 75.0%

Avaliação final
Prova de tipo A que incidirá sobre os conteúdos leccionados na unidade curricular. A prova será do tipo teórico-prático.: 100.0%

Bibliografia

Bown, D. (Eds.) (2002). Career Choice and Development (4ed). San Francisco, CA: Jossey-Bass Publishers

Gysbers, N., Heppner, M.J. & Johnston, J. (2009). Career counseling. Contexts, processes, and techniques(3rd edition). Alexandria: American Counseling Association.

Hartung, P. & Subich, L. (Ed.) (2011). Developing Self in Work and Career: Concepts, Cases, and Contexts. Wasington, DC: American Psychological Association.
Lent, R. W. & Brown, S. D. (2005). Career Development and Counseling – Putting Theory and Research to Work. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons

Swanson, J. & Fouad, N. (2010). Career Theory and Practice: Learning Through Case Studies (2nd Ed.). Thousand Oaks: Sage.

Savickas, M. (2011). Career Counseling (Series of Psychotherapy Theories). Washington, DC: American Psychological Association..

Taveira, M.C. & Silva, J.T. (2011). Psicologia Vocacional. Perspectivas para a intervenção (2ª ed.). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.