Modelos de Aconselhamento e Sistemas de Desenvolvimento

Ano
4
Ano lectivo
2014-2015
Código
02017896
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Métodos de Ensino

- Exposições orais e discussões.

Resultados de Aprendizagem

- Compreender a visão ecossistémica do desenvolvimento humano.

- Dominar as técnicas de investigação em Consulta Psicológica.

- Articular os processos de Avaliação Psicológica com os Processos de Consulta Psicológica.

- Aplicar estratégias de Consulta Psicológica e Psicoterapia no contexto do desenvolvimento humano.

Estágio(s)

Não

Programa

  I - Modelos de Aconselhamento e de Desenvolvimento Humano - modelos ecossistémicos.

 II - Investigação fundamental e aplicada em Consulta Psicológica.

III - Avaliação Psicológica vs. Consulta Psicológica.

IV - Estratégias de intervenção nos sistemas de desenvolvimento humano:

- modelos;

- técnicas;

- instrumentos.

Docente(s) responsável(eis)

Joaquim Armando Gomes Alves Ferreira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Bronfrenbrenner, U. (1981). The Ecology of Human Development: Experiments by Nature and Design. Boston, MA: Harvard University Press.

Corey, G. (2009). Theory and practice of counseling and psychotherapy, 8th ed. Belmont, CA: Brooks/Cole.

Corey, G. (2001). Case approach to counseling and psychotherapy. Belmont, CA: Brooks/Cole.

Corey, G. (2001). The art of integrative counseling. Belmont, CA: Brooks/Cole.

Ford, D. H., & Lerner, R. M. (1992). Developmental systems theory: An integrative approach. Newbury Park, CA: Sage.

Vondracek, F. W., & Corneal, S. (1995). Strategies for resolving individual and family problems. Monterey, CA: Brooks/Cole.

Watkins, Jr., C. E. (1991). Research in Counseling. Hillsdale, NJ: Erlbaum.

Watkins, Jr., C. E., & Campbell, L. C. (Eds.) (1990). Testing in Counseling Practice. Hillsdale, NJ: Erlbaum.