Intervenção Psicológica no Desenvolvimento de Recursos Humanos

Ano
4
Ano lectivo
2014-2015
Código
02017885
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
2º Ciclo - Mestrado

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia das Organizações

Fundamentos de Psicologia dos Recursos Humanos

Avaliação Psicológica em Gestão de Recursos Humanos

Métodos de Ensino

Exposições. Debates. Actividades individuais e em grupo (e.g., estudo de casos, análise/discussão de textos, simulações, exercícios com base em questionários).

Resultados de Aprendizagem

A presente unidade curricular centra-se nos processos relacionados com o Desenvolvimento de Recursos Humanos, enquanto quadro de referência conceptual e, também, de intervenção.

 

Resultados de aprendizagem

Competências de análise e de intervenção no domínio do Desenvolvimento de Recursos Humanos nomeadamente no que diz respeito à formação, desenvolvimento de carreiras e sistemas de recompensas.

Estágio(s)

Não

Programa

A. O conceito de DRH e seus níveis de análise

B. Formação (Concepções a propósito da formação; a formação como sistema, os seus subsistemas e sua articulação, a execução da formação e a problemática da transferência da formação)

C. A formação e desenvolvimento de quadros/chefias (Management Development)

D. Desenvolvimento de carreiras

E. Os sistemas de recompensas e benefícios

Docente(s) responsável(eis)

Paulo Renato Martins Ribeiro Silva Lourenço

Métodos de Avaliação

Avaliação
Portfolio: 10.0%
Exame: 40.0%
Concepção, Elaboração/execução e Avaliação de Sessão de Formação em contexto real ou simulado : 50.0%

Bibliografia

Aguinis, H. & Kraiger, K. (2009). Benefits of training and development for individuals and teams, organizations, and society. Annual Review of Psychology, 60, 451-74

Baruch, Y. (2006). Career development in organizations and beyond: Balancing traditional and contemporary viewpoints, Human Resource Management Review, 16, 125-138

Burke, L, & Hutchins, H. (2007). Training transfer: An integrative literature review. Human Resource Development Review, 6, 263‐296

Chen, C. (2003). Integrating perspectives in career development theory and practice. The Career Development Quartely, 51(3), 203‐216

Garavan, T., McGuire, D., & O´Donnell, D. (2004). Exploring human resource development: A levels of analysis approach. Human Resource Development Review, 3(4), 417‐441

Salas, E. & Cannon‐Bowers, J. (2001). The science of training: A decade of progress. Annual Review of Psychology, 52, 471‐499

Swanson, R., & Holton III, E.(2009). Foundations of Human Research Development, San Francisco: Berrett-Koehler