Psicologia do Desenvolvimento II: Adulto e Idoso

Ano
2
Ano lectivo
2014-2015
Código
01008944
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Psicologia do Desenvolvimento I- Criança e Adolescente.

Métodos de Ensino

- Método expositivo/argumentativo, com suporte de projecção de material visual;

- Recurso a documentos filmados;

- Trabalhos de grupo;

- Discussão de casos.

Resultados de Aprendizagem

Tem por finalidade abordar e aprofundar conhecimentos na área da psicologia do desenvolvimento acerca da idade adulta e da 3.ª idade.

Resultados de aprendizagem

No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:

- Fundamentar a perspectiva que faz da idade adulta e da velhice objecto de estudo entre os capítulos da Psicologia do Desenvolvimento.

- Identificar, numa perspectiva multidimensional, as principais transformações ou mudanças que ocorrem na idade adulta e velhice.

- Caracterizar as principais conceptualizações de sabedoria, relacionando-as com o adulto e o idoso.

- Compreender e distinguir os modelos mais significativos sobre o envelhecimento bem-sucedido e espiritualidade.

- Conhecer as principais questões de investigação actuais sobre as temáticas abordadas.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução: O Desenvolvimento Humano e a perspectiva de ciclo vital.

1. A emergência da Idade Adulta (Arnett)

2. Idade adulta e velhice: estabilidade ou mudança?

2.1 Desenvolvimento físico: saúde e mudanças físicas; questões reprodutivas; longevidade.

2.2 Desenvolvimento cognitivo (e.g.: “Além de Piaget. Pensamento Pós-formal”- Arlin, Labouvie-Vief; “Desenvolvimento para toda a vida”-Schaie; “Discernimento e Conhecimento Prático”-Sternberg).

2.3 Desenvolvimento moral (e.g., Kohlberg, Gilligan).

2.4 Desenvolvimento psicossocial - modelos principais: De traço (Costa & McCrae); Tipológicos (e.g., Block); De Crises Normativas (e.g., Erikson, Levinson); De Sequência de Eventos (Neugarten et al.).

2.5 Desenvolvimento da Perspectiva Diacrónica (Montangero).

3. A Sabedoria e o desenvolvimento do adulto e do idoso.

4. Envelhecimento

4.1 As perspectivas psicológicas sobre o envelhecimento bem-sucedido

4.2 Envelhecimento, morte e espiritualidade (e.g.: Frankl, Wilson).

Docente(s) responsável(eis)

Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Periódica
Exame: 50.0%
Conjunto de tarefas/trabalhos propostos e avaliados de forma contínua (provas de tipo B): 50.0%

Bibliografia

Alves, P. (2011). Sabedoria: Definição, Multidimensionalidade e Avaliação. Lisboa: Instituto Piaget.

Arnett, J. J. (2004). Emerging adulthood: The winding road from the late teens through the twenties. New York, N.Y., Oxford University Press.

Arnett, J. J. (2011). Human Development: A Cultural Approach. Boston: Pearson.

Boyd, D.R., & Bee (2009). Lifespan development (5ª edição). Boston: Pearson Education.

Carvalho, M. & Vale-Dias (2011). Contributos para o desenvolvimento de uma vida de qualidade: factores sócio-demográficos e estilos de coping preditores do bem-estar psicológico. In M. J. Velez, F. Dacey, J.S. & Travers, J.F. (2008). Human Development across the Lifespan (7th ed.). New York: McGraw-Hill.

Fonseca, A. M. (2004). Desenvolvimento humano e envelhecimento. Lisboa: Climepsi.

Papalia, D., Olds, S. & Feldman, R. (2009). Desenvolvimento Humano (10ª Ed.). SP: McGraw-Hill. (trad.)

Santrock, J. (2006). Life-span development (10th ed.). New York: McGraw-Hill.