Psicologia do Desenvolvimento II: Adulto e Idoso
2
2014-2015
01008944
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
4.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Psicologia do Desenvolvimento I- Criança e Adolescente.
Métodos de Ensino
- Método expositivo/argumentativo, com suporte de projecção de material visual;
- Recurso a documentos filmados;
- Trabalhos de grupo;
- Discussão de casos.
Resultados de Aprendizagem
Tem por finalidade abordar e aprofundar conhecimentos na área da psicologia do desenvolvimento acerca da idade adulta e da 3.ª idade.
Resultados de aprendizagem
No final da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
- Fundamentar a perspectiva que faz da idade adulta e da velhice objecto de estudo entre os capítulos da Psicologia do Desenvolvimento.
- Identificar, numa perspectiva multidimensional, as principais transformações ou mudanças que ocorrem na idade adulta e velhice.
- Caracterizar as principais conceptualizações de sabedoria, relacionando-as com o adulto e o idoso.
- Compreender e distinguir os modelos mais significativos sobre o envelhecimento bem-sucedido e espiritualidade.
- Conhecer as principais questões de investigação actuais sobre as temáticas abordadas.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução: O Desenvolvimento Humano e a perspectiva de ciclo vital.
1. A emergência da Idade Adulta (Arnett)
2. Idade adulta e velhice: estabilidade ou mudança?
2.1 Desenvolvimento físico: saúde e mudanças físicas; questões reprodutivas; longevidade.
2.2 Desenvolvimento cognitivo (e.g.: “Além de Piaget. Pensamento Pós-formal”- Arlin, Labouvie-Vief; “Desenvolvimento para toda a vida”-Schaie; “Discernimento e Conhecimento Prático”-Sternberg).
2.3 Desenvolvimento moral (e.g., Kohlberg, Gilligan).
2.4 Desenvolvimento psicossocial - modelos principais: De traço (Costa & McCrae); Tipológicos (e.g., Block); De Crises Normativas (e.g., Erikson, Levinson); De Sequência de Eventos (Neugarten et al.).
2.5 Desenvolvimento da Perspectiva Diacrónica (Montangero).
3. A Sabedoria e o desenvolvimento do adulto e do idoso.
4. Envelhecimento
4.1 As perspectivas psicológicas sobre o envelhecimento bem-sucedido
4.2 Envelhecimento, morte e espiritualidade (e.g.: Frankl, Wilson).
Docente(s) responsável(eis)
Maria da Luz Bernardes Rodrigues Vale Dias
Métodos de Avaliação
Final
Exame: 100.0%
Periódica
Exame: 50.0%
Conjunto de tarefas/trabalhos propostos e avaliados de forma contínua (provas de tipo B): 50.0%
Bibliografia
Alves, P. (2011). Sabedoria: Definição, Multidimensionalidade e Avaliação. Lisboa: Instituto Piaget.
Arnett, J. J. (2004). Emerging adulthood: The winding road from the late teens through the twenties. New York, N.Y., Oxford University Press.
Arnett, J. J. (2011). Human Development: A Cultural Approach. Boston: Pearson.
Boyd, D.R., & Bee (2009). Lifespan development (5ª edição). Boston: Pearson Education.
Carvalho, M. & Vale-Dias (2011). Contributos para o desenvolvimento de uma vida de qualidade: factores sócio-demográficos e estilos de coping preditores do bem-estar psicológico. In M. J. Velez, F. Dacey, J.S. & Travers, J.F. (2008). Human Development across the Lifespan (7th ed.). New York: McGraw-Hill.
Fonseca, A. M. (2004). Desenvolvimento humano e envelhecimento. Lisboa: Climepsi.
Papalia, D., Olds, S. & Feldman, R. (2009). Desenvolvimento Humano (10ª Ed.). SP: McGraw-Hill. (trad.)
Santrock, J. (2006). Life-span development (10th ed.). New York: McGraw-Hill.