Psicologia da Educação

Ano
3
Ano lectivo
2014-2015
Código
01008879
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Será conveniente o aluno ter realizado, com sucesso, todas as unidades dos 1º e 2º anos da 1ª fase do ciclo de estudos – Mestrado Integrado em Psicologia, especificamente, as unidades concernentes aos processos básicos. Será importante o aluno ter adquirido conhecimentos nas unidades Psicologia do desenvolvimento, da aprendizagem, da memória, das emoções, raciocínio e linguagem. Conveniente, também, será dominar, ao nível da leitura e compreensão, a língua inglesa e a língua espanhola, para além do português.

Métodos de Ensino

Momentos T: exposição dos conteúdos temáticos, por parte da docente; depoimentos de profissionais da área: psicólogos a trabalhar em escolas, em projetos vários, estagiários;

Momentos P: apresentação, por parte dos alunos, das tarefas combinadas (elaboração de portefólios digitais: “tudo sobre Psicologia da Educação”); visitas a instituições educativas, com elaboração de relatório, a partir de guião disponibilizado pela docente.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos apreendam as virtualidades e potencialidades desta área científica, ou seja, que saibam qual o objeto de estudo, quais os modelos que lhe estão associados, os temas de investigação e de aplicação ou intervenção, bem como os contextos e recursos dos profissionais psicólogos da educação. Objetivo será também que os alunos saibam distinguir esta área de outras que lhe são muito próximas ou que nela estão incluídas (Psicologia Escolar e a Psicologia da Instrução).

São objectivos específicos e competências a adquirir: delimitar a dimensão profissional do Psicólogo da Educação; discutir a instrumentalidade dos conteúdos veiculados na praxis do psicólogo educacional; equacionar o(s) papel(éis) do Psicólogo Educacional nos diversos contextos educativos; desenvolver capacidades de observação, pesquisa e de intervenção no domínio da Psicologia da Educação.

Estágio(s)

Não

Programa

A) Enquadramento epistemológico da Psicologia da Educação: Conceptualização; Área científica; Dimensões fundamental e aplicada; Contextos de análise/intervenção ; Perfil do profissional; Metodologias de investigação e de intervenção

B) Psicologia da Educação e Psicologia da escolar: delimitação conceptual; funções, modalidades e contextos de intervenção

C) Processo ensino-aprendizagem; Agentes e componentes; situações educativas, orientações metodológicas de ensino

D) Observação de situações educativas: questões em torno do processo de observação; instrumentos de observação; aprendizagem escolar

E) Interacção Educativa e Aprendizagem Escolar

F) Planificação da intervenção psicoeducativa: componentes ; elaboração de planos.

Docente(s) responsável(eis)

Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação continua
Os alunos podem, ainda, participar em trabalho de investigaçãoe/ou visita a instituição com relatório sumário: 5.0%
Apresentação individual : 25.0%
Individual + trabalho de grupo : 70.0%

Bibliografia

Barros de Oliveira, J. H. (2005). Psicologia da Ed. (vol. I e II). Porto: Livpsic-Psicologia.

Beltrán, Llera, J., &Rosselló, C. G. (Eds.) (1996). Psicología de laInstrucción I. Variables y procesos básicos. Madrid: SíntesisPsicología.

Bidarra, M. G. (1998). Psicologia da educação: Identidade(s) de uma disciplina. Revista Portuguesa de Pedagogia, 32(3), 99-118.

Coll, C. (1995). Psicología y educación: Aproximacion a losobjetivos y contenidos de la psicologia de laeducación. In C. Coll, J. Palacios, & A. Marchesi (Eds.),Desarrollo psicológico y educación: II. Psicologia de laEducación(pp. 15-30). Madrid: Alianza.

Coll, C., et al. (1999). Psicologia da Educação. Porto Alegre: ARTMED.

Coll, C., Marchesi, A., &Palacios, J.(2004). Desenvolvimento Psicológico e Educação. Psicologia da Educação (2ª ed., Vol. 2.). Porto Alegre: ArtMed

Coll, C., Palacios, J. y Marchesi, A. (Coords.) (2001). Desarrollo psicológico y educación. Vol II. Psicología de laeducación escolar. Madrid: Alianza.