Neurociências do Comportamento
1
2014-2015
01008857
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Capacidade de leitura em língua inglesa é importante para a cadeira.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas terão como base o método expositivo. Os alunos são encorajados a intervir em aula, em resposta a dúvidas de aula e das leituras obrigatórias. As aulas práticas irão requerer que os alunos façam pesquisa bibliográfica, e que exponham conteúdos e dados experimentais relativos a um ou mais artigos científicos.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo principal desta uc é familiarizar os alunos com o funcionamento do sistema cerebral, e a sua relação com o funcionamento cognitivo. Também se pretende dar a conhecer alguns dos métodos neuroimagiológicos mais usados em neurociências (fMRI, TMS, EEG,etc.)
Outro objetivo é o de consciencializar os alunos para a importância da leitura de artigos (ing.) no âmbito da formação de um profissional.Como tal,nas aulas T e nas aulas P, os alunos terão que ler e preparar a apresentação de artigos científicos.
Os alunos deverão ser capazes de:
Compreender o modo como dif. processos cognitivos estão relacionados com dif.tipos de padrões de resposta neuronais e áreas neuronais,assim como saber quais os métodos mais usados na investigação em neurociência cognitiva.
Ler e compreender artigos científicos,sumarizando-os e apresentando os conteúdos teóricos e dados experimentais dos mesmos,bem como compreender de que modo é que um artigo particular poderá fomentar investigação subsequente.
Estágio(s)
NãoPrograma
Introdução à Neurociência Cognitiva: O Cérebro para iniciantes.
Métodos neuroimagiológicos
Neurociência da Visão I – Retina e vias subcorticais
Neurociência da Visão II – Córtex Primário.
Neuropsicologia da Visão III – Processamento do Movimento e da Cor
Neuropsicologia da Visão IV – Reconhecimento de objecto e processamento complexo
Neurociência da Ação – Neurónios espelho.
Neurociência da Linguagem.
Neurociência da Memória
Neurociência da Atenção e Consciência.
Docente(s) responsável(eis)
Jorge Manuel Castelo Branco de Albuquerque Almeida
Métodos de Avaliação
Contínua
Os alunos ter-se-ão que organizar em grupos de 3 alunos, e inscreverem-se até ao início da segunda aula teórica nos artigos que pretendem apresentar.: 50.0%
Frequência: 50.0%
Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Livingstone, M., Hubel, D. (1988). Segregation of form, color, movement, and depth: anatomy, physiology, and perception. Science, 240, 740-749
Sereno MI, et al. (1995). Borders of multiple visual areas in humans revealed by functional magnetic resonance imaging. Science, 268, 889-893
Newsome, WT and Paré, EB (1988). A selective impairment of motion perception following lesions of the middle temporal visual area (MT). J. Neurosci. 8, 2201-2211
Kriegeskorte et al. (2008). Matching Categorical Object Representations in Inferior Temporal Cortex of Man and Monkey. Neuron, doi:10.1016/j.neuron.2008.10.043
Rizzolatti, G. & Craighero, L. (2004). The mirror-neuron system. Annual Review of Neuroscience 27: 169–192
Ward, Jamie – (2010) - The Student's Guide to Cognitive Neuroscience, 2nd Edition; Routledge-uk