Neurociências do Comportamento

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
01008857
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Capacidade de leitura em língua inglesa é importante para a cadeira.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas terão como base o método expositivo. Os alunos são encorajados a intervir em aula, em resposta a dúvidas de aula e das leituras obrigatórias. As aulas práticas irão requerer que os alunos façam pesquisa bibliográfica, e que exponham conteúdos e dados experimentais relativos a um ou mais artigos científicos.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo principal desta uc é familiarizar os alunos com o funcionamento do sistema cerebral, e a sua relação com o funcionamento cognitivo. Também se pretende dar a conhecer alguns dos métodos neuroimagiológicos mais usados em neurociências (fMRI, TMS, EEG,etc.)

Outro objetivo é o de consciencializar os alunos para a importância da leitura de artigos (ing.) no âmbito da formação de um profissional.Como tal,nas aulas T e nas aulas P, os alunos terão que ler e preparar a apresentação de artigos científicos.

Os alunos deverão ser capazes de:

Compreender o modo como dif. processos cognitivos estão relacionados com dif.tipos de padrões de resposta neuronais e áreas neuronais,assim como saber quais os métodos mais usados na investigação em neurociência cognitiva.

Ler e compreender artigos científicos,sumarizando-os e apresentando os conteúdos teóricos e dados experimentais dos mesmos,bem como compreender de que modo é que um artigo particular poderá fomentar investigação subsequente.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução à Neurociência Cognitiva: O Cérebro para iniciantes.

Métodos neuroimagiológicos

Neurociência da Visão I – Retina e vias subcorticais

Neurociência da Visão  II – Córtex Primário.

Neuropsicologia da Visão III – Processamento do Movimento e da Cor

Neuropsicologia da Visão IV – Reconhecimento de objecto e processamento complexo

Neurociência da Ação – Neurónios espelho.

Neurociência da Linguagem.

Neurociência da Memória

Neurociência da Atenção e Consciência.

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Manuel Castelo Branco de Albuquerque Almeida

Métodos de Avaliação

Contínua
Os alunos ter-se-ão que organizar em grupos de 3 alunos, e inscreverem-se até ao início da segunda aula teórica nos artigos que pretendem apresentar.: 50.0%
Frequência: 50.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Livingstone, M., Hubel, D. (1988). Segregation of form, color, movement, and depth: anatomy, physiology, and perception. Science, 240, 740-749

Sereno MI, et al. (1995). Borders of multiple visual areas in humans revealed by functional magnetic resonance imaging. Science, 268, 889-893

Newsome, WT and Paré, EB (1988). A selective impairment of motion perception following lesions of the middle temporal visual area (MT). J. Neurosci. 8, 2201-2211

Kriegeskorte et al. (2008). Matching Categorical Object Representations in Inferior Temporal Cortex of Man and Monkey. Neuron, doi:10.1016/j.neuron.2008.10.043

Rizzolatti, G. & Craighero, L. (2004). The mirror-neuron system. Annual Review of Neuroscience 27: 169–192

Ward, Jamie – (2010) - The Student's Guide to Cognitive Neuroscience, 2nd Edition; Routledge-uk