Terapias Cognitivo-Comportamentais em Crianças e Adolescentes II
4
2014-2015
01740959
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se que os alunos tenham realizado previamente as disciplinas de Psicopatologia I e II, Psicologia do Desenvolvimento I e II, Modificação do Comportamento, Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica e Terapias Cognitivo-Comportamentais em Crianças e Adolescentes I.
Métodos de Ensino
Serão utilizados essencialmente os métodos expositivo e interactivo. Realizar-se-ão igualmente actividades práticas, utilizando técnicas de modelamento participante, representação comportamental, discussão de casos e feedback.
Resultados de Aprendizagem
Nesta uc pretende dar-se continuidade ao processo pedagógico da disciplina do 1º semestre, TCCCA I, desenvolvendo-se conhecimentos relativamente a diversos outros quadros clínicos específicos da infância e adolescência, nomeadamente no que diz respeito à sua caracterização clínica, a critérios de diagnóstico, a dados epidemiológicos e a modelos de conceptualização e intervenção.
Resultados de aprendizagem
Espera-se que os alunos adquiram
- conhecimentos teóricos e reflexão sobre os paradigmas teóricos em que assenta a prática da TCC em crianças e adolescentes.
- conhecimentos sobre alguns dos distúrbios mais prevalentes da infância e adolescência, de forma a que fiquem capazes de efectuar diagnósticos, estabelecer os processos avaliativos adequados a cada distúrbio, conceptualizar o caso clínico e estabelecer uma estratégia terapêutica em termos cognitivo-comportamentais
- conhecimentos sobre metodologias de avaliação e metodologias terapêuticas.
Estágio(s)
NãoPrograma
- Revisão dos paradigmas de aprendizagem e modelos conceptuais mais importantes na Terapia Cognitivo-Comportamental.
- Estratégias terapêuticas baseadas nos modelos mencionados, aplicadas a crianças e adolescentes.
- Perturbações clínicas da infância e adolescência: apresentação clínica, critérios de diagnóstico, dados epidemiológicos, modelos conceptuais e estratégias terapêuticas: Perturbações de Ansiedade (ex. Ansiedade de Separação, Fobia à Escola, Fobia Social, Perturbação de Pânico); Perturbações de Eliminação (Enurese, Encoprese)
Docente(s) responsável(eis)
Ana Paula Soares Matos
Métodos de Avaliação
Periódica
Trabalho de investigação: 50.0%
Exame: 50.0%
Final
Exame: 100.0%
Bibliografia
- American Psychiatric Association (1994). Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders. 4th ed. Washington DC: American Psychiatric Association.
- Essau, C. A. & Petermann, F. (Ed.) (2001). Anxiety disorders in children and adolescents. New York: Brunner-Routledge.
- Graham, P. (Ed.), (2005). Cognitive behaviour therapy for children and families. Cambridge: Cambridge University Press.
- Hill, J. & Maughan, B. (Ed.) (2001). Conduct disorders in childhood and adolescence. Cambridge: Cambridge University Press.
- Orvaschel, H., Faust, J. & Hersen, M. (Eds.) (2001). Handbook of conceptualization and treatment of child psychopathology. Amsterdam: Pergamon.
-Weisz, J. R., & Kazdin, A. E. (Ed.) (2010). Evidence-based psychotherapies for children and adolescents. New York: Guilford Press.