Terapias Cognitivo-Comportamentais em Adultos I
4
2014-2015
01740328
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
É aconselhável que os alunos tenham já obtido aproveitamento nas disciplinas de Psicopatologia I e II, Modificação do Comportamento, Modelos Cognitivos em Psicologia Clínica e Psicofisiologia.
Métodos de Ensino
Nas aulas teóricas recorrer-se-á ao método expositivo, com frequentes apresentações de exemplos/casos clínicos que ilustrem os diversos quadros estudados. Nas aulas práticas serão apresentados diversos exemplos clínicos, com recurso frequente ao modelamento das competências de avaliação clínica e a exercícios de simulação (role-play).
Resultados de Aprendizagem
Objectivos: Pretende-se que os alunos (1) conheçam aprofundadamente os modelos que integram o paradigma cognitivo-comportamental, (2) conheçam os modelos específicos de quadros clínicos comuns e (3) desenvolvam competências de avaliação, conceptualização e intervenção clínica.
Competências teóricas:
1. Conhecimento dos paradigmas subjacentes ao modelo cognitivo-comportamental;
2. Promover a reflexão sobre as implicações epistemológicas e pragmáticas daí derivadas;
3. Conhecimento dos modelos cognitivo-comportamentais para a compreensão e intervenção nos quadros clínicos: fobia simples, pânico e agorafobia, perturbação de ansiedade social, depressão, perturbações do comportamento alimentar e esquizofrenia.
Competências práticas:
1. Desenvolver competências de avaliação cognitivo-comportamental;
2. Desenvolver competências de intervenção terapêutica através do treino de aplicação de algumas técnicas cognitivo-comportamentais.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Raízes históricas e contexto da emergência das terapias comportamentais; a evolução nas terapias comportamentais; a emergência das terapias cognitivas; as terapias cognitivo-comportamentais e as terapias cognitivas de terceira geração
2. Os paradigmas subjacentes à terapia cognitivo-comportamental (condicionamento clássico; condicionamento operante; aprendizagem social; processamento de informação, construtivismo, mindfulness e terapia focada na compaixão). Métodos terapêuticos derivados destes paradigmas.
3. Características Gerais dos Modelos Cognitivo-Comportamentais. Campos de aplicação.
4. Teoria e terapia Cognitiva de Beck. Formulação original e desenvolvimentos. O Processo da psicoterapia Beckiana e os campos de aplicação. Regras e limites da prática psicoterapêutica.
5. Os modelos de terapia cognitivo-comportamental para: a fobia simples, perturbação de pânico e agorafobia, perturbação de ansiedade social, depressão, perturbações do comportamento alimentar e esquizofrenia.
Docente(s) responsável(eis)
José Augusto Veiga Pinto Gouveia
Métodos de Avaliação
Avaliação
A avaliação a esta disciplina será feita através de duas provas distintas: (1) teste escrito final sobre todo o programa das aulas teóricas (50%) e (2) um trabalho de grupo dividido em duas partes (história clínica cognitivo comportamental + formulação de caso) (50%). Os estudantes podem optar por um exame final sobre toda a matéria (100% da classificação).: 100.0%
Bibliografia
Clark,D.Beck, A.&Alford, B.(1999).Scientific Foundations of Cognitive Theory and Therapy Depression.
David Barlow (Ed.).(1993).Clinical Handbook of Psychological Disorders
Gilbert,P.(2010).Compassion Focused Therapy.London &NY:Routledge
Krasner,L.(1990).History of Behavior Modification.In International Handbook of Behavior Modification and Therapy (2ªed).NY:Plenum Press.
Levis,D.(1990).The Experimental and Theoretical Foundations of Behaviour Modification and Therapy. In International Handbook of Behaviour Modification and Therapy (2ªEd.).NY:Plenum Press
Pinto Gouveia. J.(2000). Ansiedade Social:da timidez a fobia social.Coimbra:Quarteto Ed.
Rachman,S.(1977).The evolution of cognitive behaviour therapy. In Science and Practice of Cognitive Behaviour Therapy.Oxford:Oxf. Univ.Press
Tarrier,N.,…. (Eds.) (1998).Treating Complex Cases:The Cognitive Behavioural Therapy Approach.Chichester:Wiley
Young,J. E., ... (2003).Schema Therapy.A practioner’s guide.NY:The Guilford Press