Fundamentos de Psicologia dos Recursos Humanos

Ano
4
Ano lectivo
2014-2015
Código
01740722
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são requeridos conhecimentos específicos para a realização da presente unidade curricular. Recomendam-se, contudo, alguns conhecimentos gerais da área da Psicologia das Organizações e do Trabalho.

Métodos de Ensino

Utilizar-se-ão métodos de ensino centrados nos discentes e que exigem de todos uma atitude de envolvimento e participação. Terão lugar trabalhos individuais e de grupo, sessões de role playing, apresentações em sala, discussões e reflexões em pequenos e grandes grupos. Recorrer-se-á a meios audio-scripto-visuais na dinamização das sessões.

Resultados de Aprendizagem

A. Objectivos

Esta unidade curricular é dedicada à aprendizagem de teorias explicativas e competências de diagnóstico, relacionadas com a Psicologia dos Recursos Humanos. Oferece conhecimento sobre conceitos psicológicos e teorias sobre carreiras profissionais e relações de trabalho, bem como uma visão geral sobre os métodos de avaliação individual.

B. Competências

1. Competências básicas:

-Auto-gestão;

- Gestão da informação;

- Comunicação;

- Trabalho em equipa.

2. Objectivos/Competências profissionais:

- Análise de necessidades;

- Avaliação individual, grupal e organizacional;

- Avaliação situacional.

Estágio(s)

Não

Programa

- Evolução histórica da função de gestão de recursos humanos

- A função de gestão de recursos humanos nas organizações

- Gestão de recursos humanos e estratégia organizacional

- Qualidade de vida no trabalho e compromisso organizacional

- Gestão do conhecimento e de competências nas organizações

- Carreira: seu planeamento e desenvolvimento (perspectiva individual e organizacional)

- Relações com os colaboradores e contrato psicológico

Docente(s) responsável(eis)

Leonor Maria Gonçalves Pacheco Pais

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Periódica
Individual – Resposta a questões de desenvolvimento sobre tópicos do programa : 50.0%
Grupal – Trabalho de grupo sobre um dos temas do programa, composto por duas partes: escrita (25%) e dinamização da aula com apresentação e exploração da temática abordada no trabalho com apresentação do tema do trabalho - 25% (forma 10% + conteúdo 15%): 50.0%

Bibliografia

Boxall, P., Purcell, J. & Wright, P. (2008). The Oxford Handbook of Human Resource Management (chapters 18). Oxford: Oxford University Press.

Gracia, F.J., Martínez-Tur, V. y Peiró, J.M. (2001). Tendencias y controversias en el futuro de la gestión y del desarrollo de los recursos humanos. En E. Agulló y A. Obejero (Coord.), Trabajo, individuo y sociedad. Perspectivas psicosociológicas sobre el futuro del trabajo. Madrid: Pirámide.

Millward, L.J. & Brewerton, P.M. (2000). Psychological Contracts: Employee Relations for the Twenty-first Century? In C. Cooper & I. Robertson (eds.) Int. Review of Industrial and Organisational Psychology (1-62) Chichester, U.K.: John Wiley.

Noe, R., Hollenbeck,J., Gerhart,B., & Wright, P.(2004) Fundamentals of human resource management. Boston: McGrawHill.