Ciências Sociais

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
01741524
Área Científica
Sociologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
4.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Os métodos de ensino adotados são a exposição e discussão (individual e em grupo) de ideias.

Resultados de Aprendizagem

No âmbito da disciplina de Ciências Sociais pretende-se fornecer aos estudantes uma visão global das Ciências Sociais, destacando em particular o papel fundamental da Sociologia. Neste sentido, serão abordadas as principais correntes Teóricas da Sociologia.

De entre as competências que os estudantes deverão adquirir enfatizam-se as seguintes:

- Aquisição de conceitos básicos das Ciências Sociais.

- Compreensão do percurso histórico-evolutivo do pensamento em Ciências Sociais, com ênfase na Sociologia.

- Introdução à análise e ao debate de teorias atuais das Ciências Sociais, com ênfase na Sociologia.

- Aquisição de competências de análise e debate de temas atuais das Ciências Sociais.

- Desenvolvimento de uma visão crítica dos fenómenos sociais e da sociedade que nos rodeia.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Aspectos epistemológicos do estudo das Ciências Sociais. Uma visão global sobre as Ciências Sociais. A ruptura com o senso comum nas Ciências Sociais

2. Raízes históricas do desenvolvimento das Ciências Humanas e das Ciências Sociais

3. Grandes correntes sociológicas clássicas

3.1.A Sociologia Europeia

3.1.1. A Sociologia Francesa (Saint-Simon; Comte; Durkheim)

3.1.2. A Sociologia Alemã (Marx; Weber; Simmel)

3.1.3. A Sociologia Britânica (Spencer)

3.1.4. A Sociologia Italiana (Pareto; Mosca)

3.2. A Sociologia Norte-Americana

3.2.1. A Escola de Chicago

3.2.2. A Escola de Harvard (Sorokin; Talcott Parsons)

4. Grandes correntes sociológicas modernas

5. Modernidade e Pós-Modernidade.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Madalena Santos Duarte

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalhos práticos a realizar no âmbito das aulas: 25.0%
Frequência: 75.0%

Bibliografia

AAVV (1996), Para Abrir as Ciências Sociais. Lisboa: Publicações Europa-América.

ANSART, Pierre (1990), Les Sociologies Contemporaines. Paris: Seuil.

BERGER, P. (1996), Perspectivas Sociológicas. Uma Visão Humanística. Brasil: Ed. Vozes.

COSTER, M., BAWIN-LEGROS, B. (1998), Introdução à Sociologia. Lisboa: Editorial Estampa.

DURKHEIM, Émile (1987), As Regras do Método Sociológico. Lisboa: Editorial Presença.

FERREIRA, J. M. et al. (1995), Sociologia. Amarante: Ed. McGraw-Hill de Portugal.

GIDDENS, A. (1990), Capitalismo e Moderna Teoria Social. Uma análise das obras de Marx, Durkheim e Max Weber. Lisboa: Editorial Presença

GIDDENS, A. (2004), Sociologia. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

RITZER, G. e DOUGLAS J. G. (2003), Modern Sociological Theory. New York: McGraw-Hill.

SANTOS, B. S. (1995) Introdução a uma Ciência Pós-Moderna, Porto, Edições Afrontamento.

SCHAEFER, R. (2006), Sociologia. São Paulo: McGraw-Hill Interamericana do Brasil Lda..