Percepção e Atenção

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
01740063
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Inglês; Análise Estatística; Psicologia Experimental.

Métodos de Ensino

Aula magistral; realização de experiências (e análise de dados).

Resultados de Aprendizagem

NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS TEÓRICAS

A percepção é entendida na psicologia cognitiva como a primeira etapa na recolha e tratamento da informação. A atenção é entendida menos como um processo unitário do que como uma dimensão central do funcionamento do sistema perceptivo-cognitivo-motor.  A disciplina propõe-se:

(1) apresentar e situar as principais teorias da percepção e da atenção;

(2) identificar as principais linhas de investigação e os paradigmas operatórios em ambos os domínios e, no caso da atenção, as conexões com uma gama variada de tópicos de estudo no âmbito dos processos básicos.

NO PLANO DA AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS PRÁTICAS

(3) ilustrar as principais noções abordadas nas aulas teóricas. Exercitar paradigmas experimentais em ambos os domínios.

Estágio(s)

Não

Programa

AULAS TEÓRICAS/TEÓRICO-PRÁTICAS:

Classificações da atenção. Atenção ao espaço, atenção ao objecto, atenção às dimensões.

Teorias Cognitivas da Atenção: Modelos de filtro. Modelos de capacidade.s. Processamento automático e processamento controlado. Modelos neoconexionistas da atenção.

Paradigmas de estudo da atenção: Paradigmas de Busca, Paradigmas de Pista, Paradigmas de Filtro, Tarefas Duais.

Percepção. Teorias Psicofísicas. A abordagem da Gestalt. Teoria da percepção directa vs. Teoria Cognitiva Computacional.

Percepção Visual.  Percepção auditiva Somestesia, Sentidos Químicos e Transferências Intermodais.

 

AULAS PRÁTICAS/TRABALHOS DE CAMPO:

Lei de Hick. Paradigma de busca visual de Treisman. Paradigma de Navon. Paradigmas Stroop; Tarefas de Classificação acelerada de Garner. Paradigmas de Primação. Paradigma de atenção encoberta de Posner. Paradigma de Tsal. Rotações mentais; Momento Representacional; Teoria da Detecção de Sinal: tarefas sim-não; método dos níveis de confiança.

Docente(s) responsável(eis)

Armando Luís Diniz Mónica de Oliveira

Métodos de Avaliação

Final
Prova de tipo A englobando a totalidade da matéria leccionada: 100.0%

Contínua
Provas de tipo B e E : 50.0%
Prova de tipo A : 50.0%

Bibliografia

PASHLER, H. (1998). Attention. Hove: Psychology Press

PARASURAMAN, R. (Ed.) (1998). The attentive Brain. Cambridge, MA: The MIT Press.

BADDELEY, A. & WEISKRANTZ, L. (Eds.) (1993). Attention: selection, awareness, and control. Oxford: Clarendon Press.

MATHER, G. (2009). Foundations of sensation and perception. Hove; Psychology Press.

PALMER, S. (1999) Vision science : Photons to phenomenology. Cambridge, MA: The MIT Press

BRUCE, V. & GREEN, P. (1993). La Perception Visuelle. Physiologie, psychologie et écologie. Grenoble: PUG.

SEKULER, R. & BLAKE, R. (1994). Perception. N.Y.: McGraw-Hill.

MARR, D. (1982). Vision. Cambridge, MA.: The MIT Press.