Raciocínio e Linguagem

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
01740125
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Sem pré-requisitos

Métodos de Ensino

Expositivo. Prático: realização, em grupo, de um projecto de investigação sobre hipóteses sugeridas pelo docente.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular Raciocínio e Linguagem visa estabelecer a pertinência e formular com rigor duas questões, uma respeitante à Psicologia da Linguagem, outra à Psicologia do Raciocínio. O aluno deverá adquirir competências que lhe permitam responder a essas questões, do triplo ponto de vista da história dessas questões, do estado da arte na conceptualização das respostas, e das metodologias de investigação.

1. Que tipos representacionais e processos utiliza o sistema cognitivo humano para produzir símbolos de entidades e acontecimentos do mundo exterior, passíveis de serem transmitidos e interpretados por outros sistemas cognitivos humanos?

2. Que tipos representacionais e processos utiliza o sistema cognitivo humano para, a partir do conhecimento do valor de verdade (V/F) de um conjunto de afirmações acerca do mundo, criar novas afirmações acerca desse mundo, conhecendo (ou estimando a probabilidade) do valor de verdade das novas afirmações, sem recurso à observação do exterior?

Estágio(s)

Não

Programa

Linguagem

1. Teorias e métodos no estudo da linguagem: introdução histórica

1.1  A linguística taxonómica e o vocabulário técnico da linguística contemporânea

1.2  A linguística gerativa e os conceitos fundadores da teoria sintáxica contemporânea

1.3  O nível de análise semântico

2. Relações entre linguística e psicolinguística

3.  Compreensão da linguagem

3.1  Teorias da percepção dos sons da fala

3.2  Teorias do léxico mental

3.3  Teorias do processo de análise sintáxica

3.4  Teorias da composição semântica do significado frásico.

3.5  A compreensão do discurso

4. Produção da Linguagem

Raciocínio

1. Taxonomias do pensamento humano

2. Teorias e métodos no estudo dos processos inferenciais: introdução histórica

3. Raciocínio dedutivo

3.1 Aspectos de lógica formal

3.2 Teorias psicológicas da dedução

4. Raciocínio indutivo

4.1 “Força” indutiva vs. validade dedutiva

4.2 Modelos normativos da inferência probabilística

4.3 Teorias psicológicas de processos indutivos

Docente(s) responsável(eis)

José Augusto Simões Gonçalves Leitão

Métodos de Avaliação

Periódica
Relatório de projecto de investigação (grupo): 50.0%
Exame individual (escolha múltipla): 50.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Fromkin, V., & Rodman, R. (1993). Introdução à linguagem. Coimbra: Almedina.

Manktelow, K. (1999). Reasoning and Thinking. Hove: Psychology Press.

Spinelli, E., & Ferrand, L. (2009). Psicologia da linguagem. Lisboa: Instituto Piaget Editora.

Traxler, M (2011). Introduction to psycholinguistics. Chichester:Wiley-Blackwell.