Avaliação Psicológica I
3
2014-2015
01740229
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Métodos de Ensino
Método expositivo; diapositivos; material de "testing"; treino com materiais; avaliação de protocolos; sumários; bibliografia (incluindo textos de apoio). É incentivada a participação dos alunos nas aulas nomeadamente através da identificação e resposta a questões importantes relativas aos conteúdos programáticos. Em dois momentos do semestre (a meio e no final do semestre/última aula) é solicitado aos alunos que apresentem comentários (sugestões, aspectos positivos, críticas) sobre o funcionamento da unidade curricular.
Avaliações de conhecimentos com questões de natureza teórica e prática.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreender o programa/projecto da Avaliação Psicológica enquanto elemento específico e distintivo da atividade científica e profissional dos psicólogos.
2. Reconhecer a importância da medida em Psicologia e a necessidade de recurso a vários métodos, instrumentos, informadores no processo de Avaliação Psicológica.
3. Identificar questões essenciais de natureza técnica, psicométrica e ética, relativas ao uso de métodos, técnicas, instrumentos de avaliação psicológica e relatórios psicológicos.
4. Compreender objetivos, pressupostos teóricos, considerações práticas, vantagens e limites específicos de cada uma das metodologias e técnicas de Avaliação Psicológica referidas nesta UC (entrevistas, observação directa, escalas de avaliação de comportamentos, testes psicológicos).
5. Obter competências básicas em entrevistas de avaliação e observação directa.
6. Demonstrar capacidade para comunicar informação obtida.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Avaliação Psicológica: definições; objectivos e contextos de aplicação da Avaliação Psicológica. Justificações para o recurso a vários métodos, instrumentos de avaliação e informadores no contexto do exame psicológico. O modelo teste de hipóteses. O papel específico dos testes psicológicos. Fases no processo de Avaliação Psicológica. Características ou dimensões psicológicas que são objecto de avaliação. Diferentes perspectivas acerca do lugar do psicólogo na Avaliação Psicológica. A Avaliação Psicológica em Portugal. 2. História da Avaliação Psicológica. 3. Ética e deontologia em Avaliação Psicológica. 4. Psicometria. 5. Heurísticas, enviesamentos cognitivos e erros inferenciais em Avaliação Psicológica. 6. Entrevistas. 7. Escalas de Avaliação do Comportamento. 8. Observação Directa. 9. Testes Psicológicos. 10. Relatórios Psicológicos. 11. Modelos de Avaliação Psicológica. 12. Relações entre avaliação e intervenção psicológica.
Docente(s) responsável(eis)
Mário Manuel Rodrigues Simões
Métodos de Avaliação
Final
Exame: 100.0%
Periódica
Frequência: 50.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
American Educational Research Association, American Psychological Association, American Council on Measurement in Education (1999). Standards for educational and psychological testing(2nd ed.). Washington, DC: American Educational Research Association. [PCMT 244 – D]
Barnett, J. E., & Johnson, W. B. (2008). Ethics desk reference for psychologists. Washington, DC: APA. [ETIC 55]
Garb, H. J. (1998). Studying the clinician: Judgment research and psychological assessment. Washington, DC: American PsychologicalAssociation.
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Hambleton, R.K., Merenda, P.F., & Spielberger, C.D. (Eds.) (2005). Adapting educational and psychological tests for cross-cultural assessment. Mahwah, NJ: Erlbaum. [PCMT 194]
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