Avaliação Psicológica I

Ano
3
Ano lectivo
2014-2015
Código
01740229
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Métodos de Ensino

Método expositivo; diapositivos; material de "testing"; treino com materiais; avaliação de protocolos; sumários; bibliografia (incluindo textos de apoio). É incentivada a participação dos alunos nas aulas nomeadamente através da identificação e resposta a questões importantes relativas aos conteúdos programáticos. Em dois momentos do semestre (a meio e no final do semestre/última aula) é solicitado aos alunos que apresentem comentários (sugestões, aspectos positivos, críticas) sobre o funcionamento da unidade curricular.

Avaliações de conhecimentos com questões de natureza teórica e prática.

 

Resultados de Aprendizagem

1. Compreender o programa/projecto da Avaliação Psicológica enquanto elemento específico e distintivo da atividade científica e profissional dos psicólogos.

2. Reconhecer a importância da medida em Psicologia e a necessidade de recurso a vários métodos, instrumentos, informadores no processo de Avaliação Psicológica.

3. Identificar questões essenciais de natureza técnica, psicométrica e ética, relativas ao uso de métodos, técnicas, instrumentos de avaliação psicológica e relatórios psicológicos.

4. Compreender objetivos, pressupostos teóricos, considerações práticas, vantagens e limites específicos de cada uma das metodologias e técnicas de Avaliação Psicológica referidas nesta UC (entrevistas, observação directa, escalas de avaliação de comportamentos, testes psicológicos).

5. Obter competências básicas em entrevistas de avaliação e observação directa.

6. Demonstrar capacidade para comunicar informação obtida.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Avaliação Psicológica: definições; objectivos e contextos de aplicação da Avaliação Psicológica. Justificações para o recurso a vários métodos, instrumentos de avaliação e informadores no contexto do exame psicológico. O modelo teste de hipóteses. O papel específico dos testes psicológicos. Fases no processo de Avaliação Psicológica. Características ou dimensões psicológicas que são objecto de avaliação. Diferentes perspectivas acerca do lugar do psicólogo na Avaliação Psicológica. A Avaliação Psicológica em Portugal. 2. História da Avaliação Psicológica. 3. Ética e deontologia em Avaliação Psicológica. 4. Psicometria. 5. Heurísticas, enviesamentos cognitivos e erros inferenciais em Avaliação Psicológica. 6. Entrevistas. 7. Escalas de Avaliação do Comportamento. 8. Observação Directa. 9. Testes Psicológicos. 10. Relatórios Psicológicos. 11. Modelos de Avaliação Psicológica. 12. Relações entre avaliação e intervenção psicológica.

Docente(s) responsável(eis)

Mário Manuel Rodrigues Simões

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Periódica
Frequência: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

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Hambleton, R.K., Merenda, P.F., & Spielberger, C.D. (Eds.) (2005). Adapting educational and psychological tests for cross-cultural assessment. Mahwah, NJ: Erlbaum. [PCMT 194]

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