Gestão de Projetos
1
2014-2015
02747022
Ciências da Educação
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
2º Ciclo - Mestrado
Conhecimentos de Base Recomendados
N.A.
Métodos de Ensino
A unidade curricular de Gestão de Projectos explora abordagens estratégicas ao planeamento, organização, controlo e avaliação de projectos de investigação e de intervenção educativa, formativa, social e organizacional.
Os participantes aplicarão os conceitos, modelos e mecanismos de gestão ao desenvolvimento de dois projectos: um projecto de investigação e um projecto de intervenção.
Resultados de Aprendizagem
Compreender os modelos teóricos de suporte à metodologia de projecto.
Articular os processos de gestão de projectos (planeamento, execução e controlo) com as etapas do ciclo de vida de um projecto (concepção, desenvolvimento, implementação e conclusão).
Reconhecer e valorizar as competências pessoais, interpessoais, grupais e de comunicação relacionadas com as actividades profissionais do gestor de projectos.
Elaborar projectos de investigação e de intervenção com diferentes finalidades e em diferentes contextos educativos, formativos, organizacionais e sócio-comunitários.
Mobilizar recursos em colaboração com diferentes agentes, de forma articulada, transversal e transdisciplinar.
Conhecer as políticas e os normativos legais de suporte a financiamento de projectos de investigação e de intervenção.
Elaborar candidaturas de projectos de investigação e de intervenção, utilizando os normativos legais de suporte a financiamento.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Conceito de Projecto e modelos teóricos de suporte
1.1 O projecto como uma maneira diferente de pensar e agir: sentido, antecipação, autonomia, motivação, eficácia, transversalidade e transdiciplinaridade.
1.2 A metodologia de projecto: fundamentação e fases de desenvolvimento.
2. Planeamento estratégico e planeamento operacional de projectos
2.1 Planeamento estratégico e planeamento operacional de projectos: questões de sustentabilidade preliminar
2.2 O ciclo de vida de um projecto, o ciclo dinâmico da gestão de projectos e a vida nas organizações
2.3 Organização e liderança de um projecto: o desenvolvimento de competências associadas à gestão de projectos (competências pessoais, interpessoais, de trabalho em equipa e de comunicação)
3. Projectos de investigação e de intervenção em contextos educativos, formativos, organizacionais e sócio-comunitários
4. Planear, desenvolver e avaliar projetos.
5. Fontes de financiamento
Docente(s) responsável(eis)
Joaquim Luis Medeiros Alcoforado
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame (100%) ou Outra (100%): 100.0%
Bibliografia
Aïm, R. (2007). L’essentiel de la gestion de projet. Paris : Gualino.
Bellenger, L. & Couchaere, M. J. (1992). Animer et gérer un projet. Paris: ESF.
Boutinet, J. P. (1996). Antropologia do Projecto. Lisboa: Instituo Piaget.
Caffarella, R. (2002). Planning Programs for Adult Learners: A Comprehensive Guide.
San Francisco: Jossey-Bass
Garel, G. (2003). Le management de projet. Paris : La Découverte
Pérez-Juste, R. (2006). Evaluación de programas educativos. Madrid: Editorial La Muralla.
Rojo, V., Jiménez, E., Flores, J., Clares, P., Rodriguez, S. & Santero, J. (2002). Diseño y Evaluación de Programas. Madrid: Editorial EOS.
Roldão, V. S. (2005). Gestão de Projectos: Abordagem instrumental ao planeamento, organização e controlo. Lisboa: Monitor