Aprendizagem e Memória

Ano
2
Ano lectivo
2014-2015
Código
01007900
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Nenhum.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas, exercícios práticos e um trabalho individual (este elaborado fora das aulas).

Resultados de Aprendizagem

Objectivos

Saber como se adquire conhecimento não declarativo e declarativo

Saber como o conhecimento (não declarativo e declarativo) pode ser mantido e recuperado na memória

Resultados da aprendizagem

Conhecimento de conceitos básicos e de diversas abordagens da psicologia experimental da aprendizagem e da memória.

Desenvolvimento de uma compreensão integrada dos processos envolvidos quer na aprendizagem quer na memória.

Estágio(s)

Não

Programa

Habituação: fenómenos básicos. Aprendizagem sobre co-ocorrências (condicionamento clássico): procedimentos básicos; fenómenos de condicionamento indirecto e de interferência; condicionamento inibitório; contiguidade temporal versus contingência. Aprendizagem sobre consequências (condicionamento operante): programas de reforço simples e complexos; controlo de estímulo; aprendizagem sem erros.

Processos básicos da memória: codificação/armazenamento, retenção e recuperação. Tipos/sistemas de memória. Modelos de memória: modelo modal e outros. Esquecimento: declínio e interferência; acessibilidade versus disponibilidade; inibição.

Docente(s) responsável(eis)

Maria Salomé Ferreira Estima Pinho

Métodos de Avaliação

Final
Exame: 100.0%

Periódica
1 prova Tipo B (trabalho individual - relatório de um dos exercícios práticos) - é requerida a nota mínima de 40% - 5 valores : 25.0%
2 provas Tipo A (prova escrita presencial sobre toda a matéria leccionada) - é requerida a nota mínima de 40% - 7.5 valores cada : 75.0%

Bibliografia

Anderson, J. R. (2000). Learning and memory: An integrated approach (2nd edition). Danvers. MA: Wiley.

Baddeley, A. (1997). Human memory: Theory and practice (revised edition). Hove: Psychology Press.

Baddeley, A., Eysenck, M. W., & Anderson, M. C. (2009). Memory. Hove: Psychology Press.

Domjan, M. (1998). The principles of learning and behavior (4th edition). Pacific Grove, CA: Brooks/Cole.

Dudai, Y. (2002) Memory from A to Z: Keywords, concepts and beyond. Oxford: Oxford University Press,

Mazur, J. E. (2005). Learning and behavior (6th edition). Upper Sadle River, NJ: Prentice Hall.

Neath, I., & Surprenant, A. M. (2003). Human memory: An introduction to research, data, and theory (2nd edition). London: Thomson/Wadsworth.

Tulving, E., & Craik, F. I. M. (2005). The Oxford handbook of memory. Oxford: Oxford University Press.