Neuropsicologia

Ano
1
Ano lectivo
2014-2015
Código
01007896
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Capacidade de leitura em língua inglesa e conhecimentos de neurociência são importantes para a cadeira.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas terão como base o método expositivo. Os alunos são encorajados a intervir em aula, em resposta a dúvidas de aula e das leituras obrigatórias. As aulas práticas irão requerer que os alunos façam pesquisa bibliográfica, e que exponham conteúdos e dados experimentais relativos a um ou mais artigos científicos.

Estágio(s)

Não

Programa

Introdução à cadeira: descrição do programa e metodologia de avaliação.

Introdução à Neuropsicologia: Metodologias e especificidades. Neuropsicologia Cognitiva.

Neuropsicologia e Avaliação.

Neuropsicologia da Visão I – Deficits visuais e teorias da percepção.

Neuropsicologia da Visão II – Deficits visuais e teorias da percepção.

Neuropsicologia da Visão III – Deficits categoriais específicos e memória semântica.

Neuropsicologia da Linguagem – Afasias e Acesso ao Léxico.

Apraxia e Deficits visuomotores e manipulação de objectos.

Neuropsicologia da Atenção – Heminegligência.

Neuropsicologia da Memória – Amnésia e teorias da Memória.

Neuropsicologia das Demências.

Docente(s) responsável(eis)

Jorge Manuel Castelo Branco de Albuquerque Almeida

Métodos de Avaliação

Contínua
Frequência: 50.0%
Os alunos ter-se-ão que organizar em grupos de 3 alunos, e inscreverem-se até ao início da segunda aula teórica nos artigos que pretendem apresentar.: 50.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

G Denes & L Pizzamiglio (1999) Handbook of clinical and experimental neuropsychology. Hove, East Sussex: Psychology

B. Rapp (2001) Handbook of cognitive neuropsychology: What deficits reveal about the human mind. New York: Psychology Press

K.M. Heilman & E. Valenstein (2012). Clinical Neuropsychology (5th Ed.).  New York:  Oxford University Press