Psicologia Forense
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2014-2015
01007885
Psicologia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Conclusão da licenciatura
Métodos de Ensino
Há aulas teóricas e práticas. As primeiras serão destinadas à exposição de conceitos e modelos teóricos e uma análise crítica das investigações mais importantes relativas aos diversos conteúdos programáticos. As segundas são destinadas a ilustrar como esses conhecimentos são utilizados na execução das diversas tarefas frequentemente confiadas ao psicólogo que trabalha no sistema da justiça. Para tal, recorrer-se-á à análise e discussão de vídeos científicos e ao estudo de casos relacionados com os diferentes conteúdos desta unidade curricular. Além disso, durante as aulas práticas haverá a apresentação e discussão de trabalhos individuais sobre temas relacionados com a matéria exposta nas aulas teóricas.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objectivo fornecer aos alunos uma visão crítica e aprofundada dos principais contributos da Psicologia para o sistema de justiça nas suas diferentes vertentes (v.g criminal e de menores).
Espera-se que através desta unidade curricular, os alunos adquiram um bom conhecimento de conceitos e princípios da Psicologia Forense, se familiarizem com as técnicas e procedimentos mais frequentemente utilizados por psicólogos que trabalham nesta área, fiquem com uma visão aprofundada das questões actualmente dominantes (tanto a nível da investigação como ao nível da intervenção) e se sintam preparados para lidar com os problemas éticos e deontológicos que com frequência se colocam aos profissionais de psicologia forense.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Psicologia Forense
- Definição
- Uma breve sinopse histórica
2. O psicólogo no contexto judiciário
- Os papéis do psicólogo forense
- Alguns aspectos da prova pericial
3. Doença mental e crime
- Uma visão geral
- O caso das Perturbações da personalidade, psicopatia e crime:
- Terminologias e conceitos
- Subtipos e modelos de psicopatia
- Técnicas e instrumentos da sua Avaliação
- Recentes tentativas de alargamento do conceito a crianças e adolescentes
4. Responsabilidade criminal
5. Avaliação de competências jurídicas (v.g. participar no próprio julgamento)
6. Avaliação de riscos de violência/perigosidade
- o caso de violência sexual
7. A questão das falsas confissões e das memórias recalcadas
8. Questões específicas de Psicologia Forense da Criança e do Adolescente
- Desenvolvimentos recentes
9. Tendências actuais a nível da reabilitação no domínio da delinquência:
- A questão da justiça terapêutica
10. Reflexões a partir de alguns casos recentes em Psicologia Forense
Docente(s) responsável(eis)
António Castro Fonseca
Métodos de Avaliação
Avaliação
Avaliação da parte prática : 35.0%
Avaliação final para a parte teórica : 65.0%
Bibliografia
Bailey, S. & Dolan, M. (2004). Adolescent forensic psychiatry. London: Arnold.
Borgida, E. & Fiske, S. T.(Eds). (2008). Beyond Common Sense: Psychological Science in the Courtroom. USA: Blackwell Publishing.
Fonseca, A. C., Simões, M. R., Taborda Simões, M. C. & Pinho, M. S. (2006). Psicologia forense. Coimbra: Almedina.
Fonseca, A. C. (2008). Psicologia e Justiça. Coimbra: Almedina.
Goldstein, A. M. (2007). Forensic psychology: Emerging topics and expanding roles. New York: Wiley.
Gonçalves, R. A. & Machado, C. (Eds.) (2005). Psicologia forense. Coimbra: Quarteto.
Hess, A. K. & Weiner, I. B. (Eds.) (2006). Handbook of Forensic Psychology. (3ªed.)New York: John Wiley & Sons, Inc.
Skeem, J. L., Douglas, K. S. & Lilienfeld, S. O. (2009). Psychological science in the courtroom: consensus and controversy. New York: The Guilford Press.
Viaux, J. L. (2003). Psychologie légale. Paris: Éditions Frison-Roche.