Psicologia da Família

Ano
3
Ano lectivo
2014-2015
Código
01006800
Área Científica
Psicologia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Esta Unidade curricular não exige requisitos prévios quer a nível das competências quer dos conhecimentos.

Métodos de Ensino

As aulas decorrerão com recurso a: métodos expositivos; trabalhos de grupo de análise/reflexão; visionamento de vídeos; role-play e dinamização de temáticas trabalhadas previamente pelos alunos em pesquisa de campo.

Resultados de Aprendizagem

Objectivos principais:

- Promover o conhecimento em torno do conceito de família e de desenvolvimento familiar, tendo como enquadramento teórico o Ciclo evolutivo da Família.  

- Conhecer o Modelo Sistémico de avaliação e compreensão do funcionamento familiar

- Desenvolver competências de reflexão e de entrevista em contextos práticos

Competências Teóricas, pretende-se que os alunos:

- Conheçam os diferentes momentos do percurso do ciclo vital familiar;

- Sejam capazes de identificar os factores associados a este percurso e as potencialidades e dificuldades específicas de cada etapa do Ciclo Vital;

- Identifiquem a problemática da violência em cada etapa do Ciclo Vital;

- Reconheçam as várias “formas” de família para além da família intacta de classe média

Competências Práticas, pretende-se que os alunos:

- Sejam capazes de avaliar o funcionamento familiar em casos reais;

- Identifiquem, a partir da análise de casos, as dificuldades e os recursos específicos de famílias concretas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. (In) definição de família: da família às famílias 

2. O Ciclo Vital de família intacta de classe média 
a. Eixos de análise: sincrónico e diacrónico 

3. Dos percursos desenvolvimentais aos problemas 
3.1. Formação do casal 
3.1.1. A construção do “nós” 
3.1.2. Violência conjugal 
3.2. Família com filhos pequenos 
3.2.1. Da conjugalidade à parentalidade 
3.2.2. Maltrato infantil 
3.3. Família com filhos na escola 
3.3.1. Relação família- escola 
3.3.2. Insucesso escolar 
3.4. Família com filhos adolescentes 
3.4.1. A questão da(s) autonomia(s) 
3.4.2. Perturbações de desenvolvimento (e.g. anorexia) 
3.5. Família com filhos adultos 
3.5.2. O idoso na família/ violência para com o idoso 

4. O impacto da morte ao longo do Ciclo de Vida 

5. A transformação do Ciclo vital hoje: o papel da mulher 

6. O Ciclo vital e outras formas de famílias 
6.1. O Ciclo Vital do divórcio e a família pós-divórcio 
6.2. Famílias reconstituídas 
6.3. Famílias adoptivas 
6.4. Famílias monoparentais

Docente(s) responsável(eis)

Maria Madalena Santos Torres Veiga Carvalho

Métodos de Avaliação

Periódica
Elaboração de um trabalho de campo, com apresentação na aula prática e entrega de relatório escrito até ao dia do exame: 25.0%
Elaboração de uma síntese reflexiva por cada aula teórica: 25.0%
Exame: 50.0%

Final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Alberto, I. (2008). Maltrato infantil: Entre um destino e uma história. In A. Matos et al (Coord.). A Maldade Humana (pp.107-130). Coimbra: Almedina

Carter, B. &McGodrick, M. (1995). As mudanças no Ciclo de Vida Familiar. Uma estrutura para a terapia familiar. Porto Alegra: Artes Médicas.

Gonçalves, R.A & Machado, C. (Coord.) (2002). Violência e Vítimas de Crime. Vol1. Adultos. Coimbra: Quarteto.

Gonçalves, R.A & Machado, C. (Coord.) (2002). Violência e Vítimas de Crime. Vol2. Crianças. Coimbra: Quarteto.

Pais, A., Milheiro, G., & Alberto, I; (2005). “Lá em casa mando eu!” a abordagem estrutural em comportamentos de oposição. Psiquiatria Clínica, 26, 20-33.

Relvas, A.P. (1996). O Ciclo Vital da Família. Perspectiva Sistémica. Porto: Edições Afrontamento.

Relvas, A.P. & Alarcão, M. (coord.)(2003). Novas Formas de Família. Coimbra: Quarteto.

Walsh, F. &McGoldrick, M. (1998). Morte na Família: Sobrevivendo às Perdas. Porto Alegre: Artes Médicas.