Doutoramento em Território, Risco e Políticas Públicas

Entidades parceiras: Universidade de Aveiro, Universidade de Lisboa

Objetivos do Curso

O programa doutoral tem como objetivo dar uma formação sólida nas áreas relacionadas com o risco.
O programa estrutura-se em três linhas estratégicas: a) promoção de uma visão crítica, tanto em relação aos conceitos de risco, de vulnerabilidade e de resiliência sociais, como aos instrumentos de avaliação e gestão do risco, tendo em conta as dimensões contextuais dos riscos (dimensão sociológica); b) a possibilidade dos formandos se envolverem na análise de riscos no contexto de diversos programas e planos de desenvolvimento e ordenamento do território, em estudos de avaliação de políticas e em projetos com incidência territorial (dimensão de planeamento); c) análise dos riscos ambientais e das mudanças climáticas, avaliando criticamente as políticas de governação internacionais e nacionais nesta área (dimensão ambiental). O programa TRPP pretende também estabelecer formas de envolvimento das comunidades, das instituições, dos atores e dos cidadãos nas práticas de governação do risco.

Condições de Acesso e Ingresso

As condições específicas de ingresso dos candidatos são:
a) Licenciatura e Mestrado em áreas relacionadas com o programa de doutoramento (60%); b) currículo científico
(20%); c) currículo profissional (20%).
A) os candidatos devem ter Licenciatura e Mestrado com classificação final de Bom, com apresentação de cartas de recomendação de especialistas na área temática do doutoramento. As áreas científicas de recrutamento preferenciais são: Sociologia e Geografia; Economia; Direito; Ciências da Terra; Arquitetura e Urbanismo; Biologia e Tecnologias de Proteção Ambiental.
B) comunicações ou artigos com avaliação e/ou participação em projectos e/ou outras actividades de mérito científico em áreas afins às Ciências do Risco.
C) cursos de formação avançada de curta duração ou cursos de pós-graduação em áreas afins às Ciências do Risco.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Os alunos detentores do diploma em Território, Risco e Políticas poderão exercer a sua actividade profissional no sector público ou privado nas seguintes áreas de actividade:
- planeamento e ordenamento do território
- avaliação do risco
- cartografia do risco
- vulnerabilidade social e políticas públicas
- protecção civil e segurança das populações
- planeamento de emergência

Regime de Estudo

A tempo integral em regime presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7.º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O programa doutoral fomenta a formação avançada e a qualificação de recursos humanos nas áreas do planeamento e da análise do risco. O objectivo é fornecer uma formação sólida nas diversas áreas relacionadas com o risco, como a modelização de processos, o ordenamento do território, a mobilização dos indivíduos e das comunidades, assim como a articulação e a implementação de públicas públicas. O programa procura definir conceitos fundamentais e construir ferramentas que apoiem as políticas de gestão do risco que, para além das medidas estruturais e dos sistemas de emergência, incluem também medidas para a mitigação e a redução da vulnerabilidade social e instrumentos legais desenvolvidos no âmbito dos quadros de referência estratégicos internacionais e nacionais.
Os módulos teóricos e metodológicos oferecidos no programa estão configurados de forma a consolidarem o conhecimento científico de profissionais altamente qualificados, aumentando a sua capacidade para a aplicação autónoma e inovadora das capacidades de investigação nas actividades relacionadas com as ciências exactas, a engenharia, bem como as ciências sociais e políticas.
A coordenação do programa doutoral definiu um fluxograma de desenvolvimento do mesmo que incorpora tópicos de investigação e um envolvimento interdisciplinar com a sociedade civil, definindo como prioritários o desenho e a avaliação de políticas públicas nas áreas do planeamento, a cartografia e análise dos riscos naturais e tecnológicos, a análise da vulnerabilidade social e da comunicação do risco. Foi desenvolvido um quadro analítico que inclui a avaliação do risco, a percepção e avaliação do risco por parte dos indivíduos e das comunidades, a
participação dos actores relevantes e os níveis e processos de decisão na área do risco.
A monitorização dos estudantes e o grau de cumprimento dos objetivos do programa processam-se a três níveis:
(1) orientação curricular; (2) orientação de tutoria; e (3) integração em atividades científicas. 1) a orientação curricular é aplicada no ano de ingresso com a definição dos percursos dos estudantes e com a participação em
sessões de discussão de questões metodológicas e bibliográficas. Estas atividades permitem a avaliação das capacidades de cada estudante e das suas motivações para a aquisição das competências definidas no plano do programa de doutoramento. 2) A orientação tutorial concretiza-se na unidade curricular Seminário de Investigação, que culmina na apresentação, discussão e eventual aprovação do projeto de tese. Nos anos subsequentes o acompanhamento é feito pelos orientadores de tese e pelos coordenadores do curso. 3) Complementarmente, os estudantes participam de todas as atividades ligadas aos projetos de investigação em curso coordenados pelos docentes do programa TRPP.

Coordenador(es) do Curso

José Manuel Oliveira Mendes
jomendes@fe.uc.pt

Neide Luísa Portela Areia
uc42831@uc.pt

Coordenador de mobilidade

Marta Cristina Cardoso de Oliveira
marta.oliveira@dem.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia processa-se mediante apreciação da Comissão Científica do Curso a pedido dos candidatos, podendo originar o ingresso no percurso regular ou no percurso de investigação.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de Março, alterado e republicado pelo DL n.º 107/2008, de 25 de Junho; Portaria n.º 782/2009, de 23 de Julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O programa de doutoramento em Território, Risco e Políticas Públicas organiza-se segundo uma componente escolar no primeiro ano do ciclo de estudos (percurso normal ou percurso de projecto), a qual é complementada por uma componente investigativa de elaboração da tese que decorre nos três últimos anos do programa ou se inicia desde o primeiro ano do curso, mediante as adaptações de carácter excepcional. No percurso de investigação, os estudantes escolhem no primeiro ano três unidades curriculares do núcleo formativo e frequentam obrigatoriamente o Seminário de Investigação, até perfazer 30 unidades de crédito. Para a obtenção da qualificação todos os alunos devem obter um total de 240 ECTS.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Não se aplica

Plano de Estudos

Percursos
Projecto de Investigação
Regular

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 5825

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 4 Ano(s)

Créditos ECTS: 240.0

Propina Anual: 2000.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2022-07-31 a 2028-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 188/2010

2010-11-03

Documentos

Decisão do Conselho de Administração

Guião de autoavaliação