Doutoramento em Biologia Experimental e Biomedicina

Objetivos do Curso

A Biologia, e nomeadamente a sua componente interdisciplinar e translacional, é uma Ciência fundamental do Século XXI. Todos os indicadores apontam para um acentuar desta tendência nas próximas décadas. É nesta perspectiva integrada que se entende a Biologia Experimental e Biomedicina. Dada a massa crítica e experiência existentes na Universidade de Coimbra (incluindo Faculdades de Farmácia, Medicina e Ciências e Tecnologia, bem como Centros de Investigação e Hospitais) é fundamental apostar forte nessa área, enquanto fulcro de excelência. A formação avançada em Ciência deve envolver investigadores com vários tipos de experiências e abordagens e ter um modelo flexível. de modo a formar profissionais excelentes para diferentes mercados (académicos, técnicos, biotecnológicos).

Condições de Acesso e Ingresso

O Programa estará aberto a candidatos nas mais diversas áreas de Ciências da Vida e da Saúde possuidores de um Mestrado (pósBolonha) ou Licenciatura (préBolonha), ou ainda outros candidatos cujo currículo a Comissão Coordenadora do programa considere relevante. Os critério de admissão e a selecção/seriação de candidatos são definidos pela Comissão Coordenadora do Programa, e ratificados pela comissão científica do IIIUC seguindo os regulamentos da UC.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Docentes do Ensino Superior e Politécnico, Técnicos especializados em ambiente Clínico, Biotecnológico e de Investigação Científica, Bioenpreendedores.

Regime de Estudo

Tempo Integral, com possibilidade de Tempo Parcial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Inglês e Português

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina-se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública pela ficha anual de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Após treino metodológico e conceptual em áreas de fronteira da Biologia Experimental e Biomedicina os alunos deverão desenvolver capacidades críticas e organizativas que lhes permitam levar a cabo um trabalho de Doutoramento original, inovador e de excelência, tornando-se cientistas independentes altamente especializados e autónomos.

Coordenador(es) do Curso

Paulo Jorge Gouveia Simões da Silva Oliveira
pauloliv@cnc.uc.pt

Coordenador de mobilidade

Marta Cristina Cardoso de Oliveira
marta.oliveira@dem.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efetuada de acordo com o Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei nº 74/2006 de 24 de março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Conclusão da parte lectiva. Defesa de Tese de Doutoramento de acordo com as regras e procedimentos da Universidade de Coimbra.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Treino ao nível de um Pós-Doutoramento.

Plano de Estudos

Tronco comum
Doutoramento em Biologia Experimental e Biomedicina
Áreas de especialização
Biologia Molecular, Celular e do Desenvolvimento
Biotecnologia e Saúde
Imunobiologia
Neurociências e Doença
Oncobiologia

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 5812

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 8 Semestre(s)

Créditos ECTS: 240.0

Propina Anual: 2750.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2021-07-31 a 2027-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 137/2010/AL01

2017-08-04

Documentos

Guião de autoavaliação

Decisão do Conselho de Administração