Doutoramento em Ciências da Comunicação

Objetivos do Curso

• O principal objetivo do ciclo de estudos é formar investigadores/as de alto nível, plenamente competentes na produção de investigação independente, nos principais campos de comunicação, relacionados com outras áreas do saber associadas, como as ciências sociais e humanas.
• Procura-se também oferecer a conclusão dos estudos em Comunicação, desenvolvido pelos estudantes da Universidade de Coimbra, bem como de candidatos de outras proveniências.
• O programa está dirigido para as linhas de investigação dos/as docentes associados/as aos Centros Ceis20 e CIMJ e acolhe especificamente estudantes que queiram desenvolver investigações nas seguintes áreas: Comunicação Audiovisual; Media interativos e cibercultura; Comunicação Organizacional; Economia Política dos Media; Estudos de Jornalismo; Estudos feministas dos media; Ética e Deontologia da Comunicação; Indústrias Culturais; Jornalismo e Literatura; Media e Estudos Narrativos; Media e História; Comunicação e Minorias étnicas.

Condições de Acesso e Ingresso

1 - Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor:
a) Os titulares do grau de mestre, ou seu equivalente legal;
b) Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras;
c) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Letras.
2- O reconhecimento referido nas alíneas b) e c) do número anterior apenas permite o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor, não conferindo ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou mestre, ou ao seu reconhecimento.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Os doutorados em Ciências da Comunicação desenvolverão competências para as carreiras de ensino e de investigação, bem como para postos de trabalho de alta qualificação em comunicação e jornalismo, novos media e meios de comunicação de massas em geral.

Regime de Estudo

Presencial

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa

Regras de Avaliação

Sendo a avaliação uma atividade pedagógica indissociável do ensino, destina se a apurar as competências e os conhecimentos adquiridos pelos estudantes, o seu espírito crítico, a capacidade de enunciar e de resolver problemas, bem como o seu domínio da exposição escrita e oral. São admitidos a provas de avaliação os estudantes inscritos nas respetivas unidades curriculares no ano letivo a que as provas dizem respeito e, simultaneamente, inscritos nessas provas, quando tal inscrição for necessária, nos termos do nº 6 do artigo 4º do Regulamento Pedagógico da Universidade de Coimbra. Entendem-se por elementos de avaliação os seguintes exemplos: Exame escrito ou oral, testes, trabalhos escritos ou práticos, bem como projetos, individuais ou em grupo, que poderão ter de ser defendidos oralmente e a participação nas aulas. A avaliação de cada unidade curricular pode incluir um ou mais dos elementos de avaliação indicados anteriormente. A classificação de cada estudante, para cada unidade curricular, traduz-se num valor inteiro compreendido entre 0 e 20 valores e consideram-se aprovados os estudantes que obtiverem a classificação final mínima de 10 valores. Sempre que a avaliação de uma unidade curricular compreenda mais do que um elemento de avaliação, a nota final é calculada a partir das classificações obtidas em cada elemento de avaliação, através de uma fórmula tornada pública na ficha de unidade curricular, nos termos do nº 2 do artigo 7º do RPUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

No final do programa, os/as estudantes deverão:
• Dominar os textos nucleares, teoria contemporânea e debates fundamentais sobre os media, a cultura e a comunicação.
• Demonstrar conhecimento do leque de pesquisas e abordagens metodológicas relevantes para o estudo da área e demonstrar o domínio de uma metodologia específica desenvolvida em investigação original.
• Ter adquirido um conhecimento especializado avançado em várias áreas específicas de estudo: instituições e políticas dos media, cultura mediática, ética da comunicação, tecnologia e sociedade, cultura audiovisual, teorias críticas da comunicação.
• Demonstrar plena competência na análise e síntese dos estudos de um conjunto de disciplinas relacionadas com a área e compreender como essas perspetivas são integradas e transformadas pelo estudo interdisciplinar.
• Saber produzir manuscritos de qualidade publicável com revisão por pares.
• Produzir uma investigação original final sobre temas de media, cultura e comunicação.

Coordenador(es) do Curso

Rita Joana Basílio de Simões
rbasilio@fl.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

A qualificação tem enquadramento no Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual; Portaria n.º 782/2009, de 23 de julho.

Requisitos para Obtenção da Qualificação

Obtenção com aproveitamento a um conjunto de unidades curriculares que perfaçam um total de 240 ECTS que incluem também a defesa em provas públicas de uma tese original.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Pós-doutoramento.

Plano de Estudos

Ciências da Comunicação

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
3º Ciclo - Doutoramento

Código DGES: 5115

Qualificação Atribuída: Doutor

Duração: 4 Ano(s)

Créditos ECTS: 240.0

Propina Anual: 1425.0


Candidaturas

Avisos de Abertura


Acreditações

Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
2021-07-31 a 2025-07-30
Direcção Geral de Ensino Superior

Nº Registo: R/A-Cr 111/2015/AL01

2023-03-18

Documentos

Decisão do Conselho de Administração

Relatório preliminar da Comissão de Avaliação Externa

Publicação em Diário da República

Publicação em Diário da República

Guião de autoavaliação