Mestrado em Economia

Objetivos do Curso

O Mestrado em Economia pretende habilitar os seus estudantes para o exercício da profissão de economista, quer na vertente empresarial, quer em funções de planeamento, regulação e administração. Para o efeito, ministra uma formação geral em vários domínios da análise económica e econométrica, em paralelo com uma formação especializada em economia financeira/finanças e com a possibilidade
de aprofundar os conhecimentos noutras áreas da economia, conforme a opção selecionada. Proporciona ainda a escolha de um leque razoável de ucs de opção, deixando ao estudante alguma margem para escolher o seu percurso, respeitando as melhores práticas nacionais e internacionais.
Pretende-se também que os alunos desenvolvam: a) capacidade analítica autónoma, através da elaboração de um trabalho de projeto original, sob orientação de um docente; ou b) capacidade de resolução de problemas concretos em ambiente de trabalho, neste caso sob a direção de um docente e de um responsável indicado pela instituição de acolhimento.

Condições de Acesso e Ingresso

Os candidatos são selecionados com base em três critérios: curriculum académico, curriculum profissional e motivação. No primeiro critério são privilegiados os alunos com formação de base em economia e em áreas afins, oriundos de universidades conceituadas.
No segundo critério são valorizadas atividades desenvolvidas na área da economia, ou que demonstrem proatividade. No terceiro critério espera-se que o candidato demonstre um interesse claro em estudar economia na FEUC. Os aspetos concretos a valorizar em cada uma das 3 avaliações parcelares, e a forma de os ponderar, serão divulgados no edital anual de abertura de candidaturas.

A informação disponibilizada não dispensa a consulta do Aviso de Abertura disponível nesta página.

Saídas Profissionais

Os mestres em Economia possuem habilitações aprofundadas para o exercício de funções em diversas áreas empresariais, tais como auditoria e consultoria, banca e seguros, em regulação, estudos e planeamento, no ensino e investigação, na administração pública central, regional e local, organismos públicos, empresas e organizações em geral, nacionais ou internacionais.

Regime de Estudo

Presencial / Diurno

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português/ Inglês

Regras de Avaliação

Aplica-se o disposto na regulamentação da Universidade de Coimbra relativa aos 2.ºs ciclos, em particular o Regulamento Académico da UC e o Regulamento de Avaliação e de Realização de Exames da FEUC.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O Mestrado em Economia visa uma formação científica e técnica aprofundada nos principais domínios da análise económica, proporcionando aos estudantes desenvolver capacidades que permitam:
a) A resolução de problemas em situações novas e não familiares, em contextos alargados e multidisciplinares, ainda que relacionados com a sua área de estudo;
b) Lidar com questões complexas, desenvolver soluções ou emitir juízos em situações de informação limitada ou incompleta;
c) Comunicar as suas conclusões e os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas quer a não especialistas;
d) Revelar disponibilidade para uma contínua aprendizagem ao longo da sua vida profissional; e) Desenvolver uma atividade de investigação autónoma, consubstanciada num Trabalho de Projeto; ou, optando pelo estágio, espera-se que sejam capazes de desenvolver e aplicar as capacidades referidas em a) e b), bem como as capacidades referidas na alínea c) na forma de um Relatório de Estágio.

Coordenador(es) do Curso

Marta Cristina Nunes Simões
mcsimoes@fe.uc.pt

Pedro Miguel Avelino Bação
pmab@fe.uc.pt

Coordenador de mobilidade

António Manuel Portugal Duarte
portugal@fe.uc.pt

Reconhecimento da Aprendizagem Prévia

O reconhecimento da aprendizagem prévia é efectuada de acordo com o Regulamento Académico da Universidade de Coimbra.

Enquadramento Legal da Qualificação

Decreto-Lei n.º 74/2006, de 24 de março, na redação atual

Requisitos para Obtenção da Qualificação

O grau de mestre é obtido após conclusão com aproveitamento do conjunto das unidades curriculares do plano de estudos (60 ECTS) e a defesa com sucesso do Trabalho de Projeto ou do relatório de Estágio (30 ECTS).
Pela conclusão, com aprovação, da componente letiva do curso de mestrado será atribuído um Diploma de conclusão de um Curso de Especialização.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Os mestres em Economia possuem competências acrescidas para se candidatarem a um programa de doutoramento.

Plano de Estudos

Percursos
Economics Track
Finance Track

Ano lectivo
2024-2025

Tipo de Curso
2º Ciclo - Mestrado de Continuidade

Código DGES: 9280

Qualificação Atribuída: Mestre

Duração: 3 Semestre(s)

Créditos ECTS: 90.0

Categoria: Mestrado de Continuidade


Candidaturas

Avisos de Abertura


Calendário

1º Semestre
Data de início: 09-09-2024
Data de fim: 14-12-2024
2º Semestre
Data de início: 03-02-2025
Data de fim: 22-05-2025

Documentos

Guião de acreditação prévia de novo ciclo de estudos

Relatório final Comissão de Avaliação Externa